INTOLERÂNCIA E VIOLÊNCIA RELIGIOSA NO BRASIL: MITOS, POLÊMICAS E VERDADES
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Descriminação
intolerância religiosa
preconceito
violência

How to Cite

Roque, D. M. de O. (2024). INTOLERÂNCIA E VIOLÊNCIA RELIGIOSA NO BRASIL: MITOS, POLÊMICAS E VERDADES. REVISTA FOCO, 17(6), e5318. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v17n6-025

Abstract

O artigo se propõe a discutir o contexto religioso na sociedade, como objetivo busca refletir as situações de intolerância e violência religiosa no Brasil, relacionados aos mitos, polêmicas e verdades nesse cenário. O problema indaga como, alcançar a compreensão de pressupostos que abordam os impactos causados pelas divergências na profissão de fé que culminam em nocividades? Utiliza a metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa, dialógica, reflexiva e dissertativa, com análise de ver, julgar e agir. O resultado evidenciou três propostas como ferramentas que podem fazer a diferença: promover o ensino aprendizagem por meio da mediação do diálogo; a práxis pedagógica intercultural; e, trabalhar os princípios e a subjetividade por meio de técnicas inovadoras e da psicologia positiva e humanística. Conclui-se que que a Educação pode desenvolver, projetos e estratégias transversais, de maneira a contextualizar a diversidade religiosa e minimizar os conflitos resultantes da intolerância e consequentes violências de cunho religioso.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v17n6-025
PDF (Português (Brasil))

References

ADÃO, Cláudio Augusto. O Ensino Religioso como um mecanismo de combate á intolerância religiosa no Brasil. Revista Cientifica Cognitionis v. 2, n.2, 2021

ARAGÃO, Gilbraz; VICENTE, Mariano (org). Desafios dos fundamentalismos [recurso eletrônico] Recife: Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, 2020.

BACCARINI, Mariana Pimenta Oliveira; AMORIM, Isabella Kettuly Pereira de Castro; CORREIA, Carlos Eduardo de Lima. ROCHA, Beatriz Ribeiro. Enfrentando a intolerância religiosa no Brasil por meio da arte: a experiência do grupo de teatro político interna-só-na-mente. Moringa arte e espetáculo. João Pessoa, V. 13 N. 1 jan-jun/2022.

BERGER, Peter L. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 1985.

BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Ética, Educação, Cidadania e Direitos Humanos: estudos filosóficos entre cosmopolitismo e responsabilidade social. Barueri: Manole, 2004. p. 210.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Texto Constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 1988.

FONSECA, Alexandre Brasil. Intolerância e violência religiosa no Brasil: notas sobre uma pesquisa de abrangência nacional. In: Intolerância Religiosa. 2(1), jul-dez, 2017.

LOPES, Veronica da Silva Nogueira. Intolerância religiosa e violência. Último Andar, 26(41), e58285, 2023.

MENDES, R. B. D. dos S. F.; SILVA, A. C. S. Das circunstâncias e dos desafios da análise do relatório de intolerância e violência no campo religioso brasileiro. Brazilian Journal of Development, 7(12), 2021.

NOGUEIRA, Sidnei. Intolerância Religiosa (Feminismos Plurais). 1. ed. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2020.

NUNES, Wellington Rocha. O fundamentalismo e a intolerância religiosa no Brasil de hoje. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.9, p. 86654-86673 sep. 2021.

OLIVEIRA, Fatima Aparecida; MARQUEZAN, Lorena Inês Peterini. Revisitando o Círculo da Paz a partir da Trajetória Autobiográfica. In: DALLA CORTE, Marilene Gabriel; SARTURI, Rosane Carneiro, POSSA, Leandra Bôer (Org.). Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019.

PEREIRA, Lázaro Amílcar Sosa. Mediação da disciplina de Ensino Religioso nas escolas públicas e seus desafios. Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação Licenciatura em Ciências da Religião. Quaraí/RS: UFSM, novembro de 2020.

PEREIRA, Gerson Lourenço. O Ensino Religioso como proposta de educação intercultural e possibilidades de combate à intolerância religiosa na baixada fluminense. Aprender - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (29), 79-94, 2023.

RIBEIRO, Wesley dos Santos. Intolerância religiosa e violência, frente às práticas religiosas no Brasil, no século XXI. Dissertação. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião, Goiânia, 2016.

RIBEIRO, Paulo Henrique Miranda; RODRIGUES, Maria Emília. Origens e manifestações contemporâneas da intolerância religiosa no Brasil: considerações sobre o fenômeno e formas de combatê-lo. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 10, n. 28, p. 4-15, 2021.

SILVA, Claudia Neves e LANZA, Fabio. A intolerância religiosa à brasileira: estudo de caso na cidade de Londrina/Paraná. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXXVII, pp. 97-118, 2019.

SILVA, Rita de Cássia de Oliveira. Por uma didática intercultural: trabalhando com brechas decoloniais. In: CANDAU, Vera Maria. Pedagogias Decoloniais e Interculturalidade: insurgências. Ed. Nova América e Apoena, 2020. p. 204-214.

VON, Cristina. Cultura de paz: o que os indivíduos, grupos, escolas e organizações podem fazer pela paz no mundo. São Paulo: Pierópolis, 2003.

ZUCON, Otávio.; BRAGA, Geslline Giovana. Introdução às culturas populares no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.