PROMOÇÃO DA INCLUSÃO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO PÚBLICA PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DE ESTUDANTES COM DIVERSIDADE FUNCIONAL
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Gestão Pública
educação
inclusão
diversidade

How to Cite

Silva, J. L. L. da, & Pinho , S. T. de. (2024). PROMOÇÃO DA INCLUSÃO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO PÚBLICA PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DE ESTUDANTES COM DIVERSIDADE FUNCIONAL. REVISTA FOCO, 17(6), e5307 . https://doi.org/10.54751/revistafoco.v17n6-021

Abstract

A promoção da inclusão e diversidade na educação, com foco na análise das políticas e práticas de gestão pública para atender às necessidades de estudantes com diversidade funcional, é um imperativo moral e educacional. Ao reconhecer e valorizar a diversidade de habilidades, experiências e perspectivas dos alunos, podemos criar ambientes educacionais mais acolhedores e inclusivos, onde todos os alunos possam alcançar seu pleno potencial acadêmico e pessoal. No entanto, apesar dos progressos realizados, ainda existem desafios significativos a serem superados na promoção da inclusão e diversidade na educação. Isso inclui a necessidade de superar barreiras culturais e atitudinais, garantir o acesso adequado a recursos e apoios, e capacitar os profissionais da educação para atender às necessidades diversificadas dos alunos. O presente estudo tem como objetivo analisar as políticas e práticas de gestão pública na promoção da inclusão e diversidade na educação, com foco no atendimento às necessidades de estudantes com diversidade funcional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica. Conclui-se que com um compromisso contínuo e colaboração entre diferentes partes interessadas, pode-se trabalhar para criar um sistema educacional mais justo, equitativo e inclusivo para todos os alunos, independentemente de suas características individuais.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v17n6-021
PDF (Português (Brasil))

References

AMÉRICO, Bruno Luiz; CARNIEL, Fagner; TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch. Gestão pública da educação especial e formalismo nas políticas públicas inclusivas-o caso do Brasil. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, p. 379-410, 2014.

ANACHE, Alexandra Ayach; CAVALCANTE, Lysa Duarte. Análise das condições de permanência do estudante com deficiência na Educação Superior. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 115-125, 2018.

ARANHA, Maria Salete Fábio. Educação inclusiva: transformação social ou retórica?. Inclusão: intenção e realidade, v. 37, 2016.

BASTOS, C. L; KELLER, V. Aprendendo a aprender. Petrópolis: Vozes, 2015.

BRITE, Roberta Bezerra; SOBRINHO, Francisco de Paula Nunes. Concepções de gestores a respeito de colaboradores com diversidade funcional: análise integrativa de duas pesquisas. Editora Appris, 2021.

DE FREITAS, Maria Ester. Contexto, políticas públicas e práticas empresariais no tratamento da diversidade no Brasil. Revista Interdisciplinar de gestão social, v. 4, n. 3, 2015.

DE MELLO, Anahi Guedes. Políticas públicas de educação inclusiva: oferta de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência, v. 8, n. 1, 2015.

DONIDA, Lais Oliva; SANTANA, Ana Paula. Apoio Pedagógico como proposta de educação para todos. Educação e Pesquisa, v. 45, p. e192527, 2019.

FREITAS, Patrícia Ramos de. O papel da gestão escolar na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais. 2014.

GOMES, Danila; QUARESMA, Manuela. Introdução ao design inclusivo. Editora Appris, 2020.

HOPPE, Bárbara Chiodini Axt et al. Educomunicação como Tecnologia Assistiva: Caminhos à efetivação do direito à educação da pessoa com diversidade funcional no ensino superior. 2019.

LESSARD, Claude; CARPENTIER, Anylène. Políticas educativas: a aplicação na prática. Editora Vozes Limitada, 2016.

OLIVEIRA, João Ferreira; LIBÂNEO, José Carlos; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. Cortez editora, 2017.

PASIAN, Mara Silvia; MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana. Salas de recursos multifuncionais: revisão de artigos científicos. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 3, p. 213-225, 2014.

REIS, Elisangela Marcia Cruz dos. PNAES: uma análise da implementação da política de assistência estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. 2016.

SANTOS, Alda Lourenço dos. Políticas Públicas, Gestão Democrática e Inclusão Escolar: uma Responsabilidade Social. 2017. Dissertação de Mestrado.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.