OFICINA DE MULTIPLAS LINGUAGENS: UMA ANÁLISE ÀS PRÁTICAS DOS MULTILETRAMENTOS, A MULTIMODALIDADE E A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Gramática do design visual
histórias em quadrinhos
multiletramentos
multimodalidade
oficinas pedagógicas

How to Cite

Silva, E. T. da, & Oliveira, E. L. de. (2024). OFICINA DE MULTIPLAS LINGUAGENS: UMA ANÁLISE ÀS PRÁTICAS DOS MULTILETRAMENTOS, A MULTIMODALIDADE E A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL. REVISTA FOCO, 17(6), e5294 . https://doi.org/10.54751/revistafoco.v17n6-008

Abstract

O estudo apresentado faz parte de uma oficina realizada como atividade de uma disciplina de pós-graduação de estudos dos novos letramentos: “Oficinas de Múltiplas Linguagens: práticas pedagógicas envolvendo a retextualização para o gênero HQ (história em quadrinhos)” e teve como objetivo analisar as práticas dos Multiletramentos, a Multimodalidade e a Gramática do Design Visual em atividades realizadas com o envolvimento das práticas de leitura em ambientes digitais e a dinâmica dos jogos do universo digital. Constitui-se de uma pesquisa qualitativa na forma de pesquisa ação. Os resultados das análises mostraram que as atividades desenvolvidas no decorrer da oficina foram permeadas por produções culturais a uma multiplicidade de linguagens que se apresentaram de diversas formas: impressas, midiáticas, audiovisuais e, na forma digital. Dessa forma, percebeu-se que a prática Multiletramentos faz-se necessário para compreender as novas manifestações multimodais e que os multiletramentos e a multimodalidade trazem uma abrangência para a criação de atividades que estimulam tanto o aluno quanto o professor a buscar mais conhecimento mediante diferentes práticas de leituras.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v17n6-008
PDF (Português (Brasil))

References

CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021

COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (Orgs.) Multiletramentos e Multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Editora Pontes. 2016.

CUNHA, A. H.; SILVEIRA R.C.P. Gramática do design visual e tiras: multimodalidade e produção de sentidos. Ponta Grossa - PR: Atena, 2021

HALLIDAY, M. A. K.; MARTTHIESSEN, C. M. I. M. Introduction to functional gramar. 3.ed. London: Hodder Education, 2004.

KREES, G. Literacy in the Ne Madia Age. London and New York: Routlege Taylor e Francis Group, 2003.

KREES, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the gramar of visual design. London and New York: Routlege, 2006.

OLIVEIRA, T. M.; DIAS, R. Multimodalidade ontem e hoje nas hompages do yahoo: trilhando uma análise diacrónica de textos multimodais. In: KERSCH, D. F.; COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (Orgs.) Multiletramentos e Multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Editora Pontes. 2016.

ROJO, R. Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social. Sao Paulo: Parabola Editorial, 2009.

ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.