A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ESCOLAR NA UEB PRIMAVERA
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Coordenação pedagógica
tecnologia digital na educação
organização do trabalho pedagógico
documentação pedagógica

How to Cite

Moura, E. S. A., & Ferreira, S. S. S. (2024). A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ESCOLAR NA UEB PRIMAVERA. REVISTA FOCO, 17(6), e5161. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v17n6-002

Abstract

Este estudo abrange uma experiência da Coordenação Pedagógica com o uso das tecnologias digitais, desenvolvida na Unidade de Educação Básica Primavera no município de São Luís /MA. Discutiremos a luz de aportes teóricos sobre o usos das tecnologias digitais na educação para poder fundamentar uma descrição sucinta das atividades desenvolvidas com os professores (as) da etapa da Educação Infantil, envolvendo essas tecnologias. Dentre as ações da coordenação pedagógica destacam-se a criação de sites, arquivo e socialização de documentação pedagógica, construção de fichas de frequência on-line, formações por meio do Google meet, desenvolvimento de cadernos orientadores, curadorias, salas virtuais de cursos de formação continuada, planejamento participativo e interativo.  Por meio desses recursos digitais obtivemos resultados positivos de organização do trabalho pedagógico, de mediações entre a equipe docente e equipe diretiva, de acesso as informações e fluxo do planejamento das ações didáticas e de intercâmbio com a comunidade escolar.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v17n6-002
PDF (Português (Brasil))

References

ALMEIDA, M. E. B. Avaliação Educacional em Ambientes Digitais: instrumentos e Estratégias. Editora Vozes, 2019.

ALMEIDA, MEB. Tecnologias na Educação: abordagens teóricas. Artmed Editora, 2013.

ALMEIDA, M. A. Tecnologias Digitais na Educação: Desafios e Possibilidades. Editora Pedagógica, São Paulo, 2019.

BACICH, L., Moran, JM e Correa. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática . Penso Editora, 2019.

BUCKINGHAM, D. Definindo alfabetização digital – O que os jovens precisam saber sobre mídia digital? In: Nordic Journal of Digital Literacy, v. 10, n. 1, p. 21-35, 2015.

GPIEDUC. Nova Normalidade na Educação Infantil: subsídios para as redes de ensino e instituições no debate e na construção de possibilidades na atuação e retorno às atividades durante e pós-pandemia/GPIEDUC. Recife, PE, 2020.

ERTMER, P. A.; Ottenbreit-Leftwich, A. T. Mudança tecnológica do professor: Como o conhecimento, a confiança, as crenças e a cultura se intersectam. In: Journal of Research on Technology in Education, v. 42, n. 3, p. 255-284, 2010.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O Novo Ritmo da Informação. Editora Papirus, 2017.

KENSKI, VM. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Editora Papirus, 2012.

KOEHLER, M. J.; Mishra, P. O que é conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo (TPACK)? In: Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.

MENDES, A., & SANTOS, L. Uso de Tecnologias Digitais na Prática Educativa: Um Estudo com Professores do Ensino Básico. Revista de Educação e Tecnologia, 2020, pag. 45-58.

MOURA. Eliany Santos Alves. Práticas Remotas na Educação Infantil, 2020. UEB Primavera Educação Infantil. Disponível em: https://sites.google.com/edu.saoluis.ma.gov.br/guia-de-contedo/in%C3%ADcio Acesso em: 16 de maio, 2024.

MORAN, J. M. Tecnologias na Educação: Mídias sem Máscaras. Editora Papirus, 2018.

OLIVEIRA, M. A., Santos, L. C., & Lima, P. R. (2021). Suporte Técnico e Pedagógico para o Uso de Tecnologias na Educação: Desafios e Possibilidades. Revista Brasileira de Educação Digital, 20(1), 50-65.

PIMENTA, S. G. Formação Continuada de Professores: Desafios e Possibilidades. Editora Cortez, 2020.

PRETTO, N. L. Aprendizagem Ubíqua: Educação, Comunicação e Mobilidade. EDIPUCRS, Porto Alegre, 2016.

SANTOS, A. B., SILVA, C. D., & Oliveira, E. F. (2020). Desafios e Oportunidades do Uso de Tecnologias Digitais na Educação. Revista de Tecnologia Educacional, 15(2), 30-45.

SILVA, A. B. et al. (2021). Impactos do Uso de Tecnologias na Prática Educativa: Um Estudo com Professores do Ensino Básico. Revista Brasileira de Educação Digital, 15(2), 30-45.

TRUCANO, M. Aprendizagem, tecnologia e educação: O relatório do horizonte de 2015. Austin: The New Media Consortium, 2015.

VALENTE, J. A. Diversidade, Inclusão e Inovação com as Tecnologias. Editora Unesp, 2007.

VALENTE, J.A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes. Unesp, 2017.

WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: Repensando o fosso digital. Cambridge: MIT Press, 2003.

ZHAO, Y.; Frank, K. A. Fatores que afetam o uso de tecnologia nas escolas: Uma perspectiva ecológica. In: American Educational Research Journal, v. 40, n. 4, p. 807-840, 2003.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Eliany Santos Alves Moura, Sephora Santana Souza Ferreira