MELHORIA DA EDUCAÇÃO: ENFOQUES E DESAFIOS NA ADMINISTRAÇÃO DA EXCELÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Qualidade na educação
gestão escolar
estratégias pedagógicas

How to Cite

Santos, S. M. A. V., Fernandes, A. B., Palma, A. L. G. L., da Silva, C. K., Carretero, J. dos S., de Oliveira, J. P., Meroto, M. B. das N., & Moniz, S. S. de O. R. (2023). MELHORIA DA EDUCAÇÃO: ENFOQUES E DESAFIOS NA ADMINISTRAÇÃO DA EXCELÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO. REVISTA FOCO, 16(11), e3783. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-236

Abstract

O artigo explora a relevância da qualidade na educação, conceituando-a como um constructo multifacetado que transcende a mera transmissão de conhecimento. O objetivo geral da pesquisa é aprofundar a compreensão desse conceito e investigar estratégias e práticas que contribuem para sua promoção no âmbito das instituições de ensino. Para alcançar tal finalidade, o estudo se desdobra em objetivos específicos, os quais incluem a análise das diversas dimensões da qualidade na educação e a avaliação de seus impactos no processo educacional. Além disso, o artigo exemplifica como os princípios de qualidade podem ser aplicados à gestão e às atividades pedagógicas de uma instituição escolar. A metodologia empregada baseia-se em uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, desempenhando um papel fundamental na exploração e contextualização das estratégias que visam promover a qualidade na educação. A partir da revisão da literatura e das características identificadas, o artigo oferece recomendações práticas e concretas que podem ser implementadas para aprimorar a qualidade na gestão e nas atividades pedagógicas das instituições de ensino. O estudo busca enriquecer o debate sobre a qualidade na educação, fornecendo insights e diretrizes passíveis de aplicação por instituições educacionais em busca da excelência no processo de ensino e aprendizagem. A qualidade na educação está intrinsecamente associada ao desenvolvimento acadêmico, social e pessoal dos alunos, à formação e capacitação dos educadores, à infraestrutura escolar, à participação ativa dos pais e à adaptação às transformações no contexto educacional. Logo, podemos inferir que promover a qualidade na educação requer uma abordagem holística e cuidadosamente planejada, que leve em consideração todos esses elementos.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-236
PDF (Português (Brasil))

References

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal. Brasília, DF.

Brasil. (2012). Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.

Brasil. (2014). Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação-PNE e dá outras providências. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos.

Gadotti, M. (2013). Qualidade na educação: uma nova abordagem. In Congresso de Educação Básica: qualidade na aprendizagem (p.2). Florianópolis: Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

Lück, H. (2000). Gestão escolar e formação de gestores. Em Aberto, (p.23). Disponível em: http://www.publicacões.inep.gov.br/arquivos/{7FF1DC84-64A4-42B8-B81068CD7193}_em aberto_72.pdf. Acesso em 12 de outubro de 2023.

Medeiros, I. L. P. de., & Luce, M. B. (2006). Gestão Democrática na e da educação: concepções e vivências. In M. B. Luce & I. L. P. de Medeiros (Org.), Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, (pp. 18-19).

Morwood, J. (Ed.). (1995). The Pocket Oxford Latin Dictionary. Oxford (Tradução livre do Google).

Silva, A. M. C. e. (2008). A formação contínua de professores: uma reflexão sobre as práticas e as práticas de reflexão em formação. Educação & Sociedade. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n72/4195.pdf. Acesso em 12 de outubro de 2023.

UNESCO. (1990). Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, Jomtien. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf. Acesso em 12 de outubro de 2023.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.