PROMOVENDO A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: PRINCÍPIOS E ESTRATÉGIAS PARA INSTITUIÇÕES ESCOLARES
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Qualidade na educação
gestão da qualidade
princípios de qualidade
promoção educacional
estratégias pedagógicas

How to Cite

Santos, S. M. A. V., Ribeiro, A. P. S., da Silva, C. K., de Oliveira, J. P., Meroto, M. B. das N., Narciso, R., Mendes, S. A. F., & Moura, T. L. F. (2023). PROMOVENDO A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: PRINCÍPIOS E ESTRATÉGIAS PARA INSTITUIÇÕES ESCOLARES. REVISTA FOCO, 16(11), e3780. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-234

Abstract

Este artigo aborda a gestão da qualidade na educação, explorando as dimensões fundamentais da qualidade institucional e os princípios que norteiam a promoção da qualidade em instituições escolares. O objetivo principal é fornecer uma visão sobre como a qualidade na educação pode ser alcançada, considerando a diversidade de fatores que a compõem. O tema central do artigo é a qualidade na educação, examinando suas diferentes facetas, incluindo fatores internos e externos, a faixa etária dos estudantes, a estrutura física e tecnológica da instituição e o projeto pedagógico dos cursos. A metodologia adotada consiste em uma revisão de referências teóricas relevantes, com base em citações de autores como Xavier (1996), Dourado e Oliveira (2009), Cassol et al. (2012) e Longo (1996). Além disso, o artigo apresenta um exemplo da “Escola Técnica de Ceilândia", para exemplificar a aplicação prática dos princípios de gestão da qualidade na resolução de problemas que afetam a qualidade pedagógica e estrutural de uma instituição educacional. A conclusão destaca a importância de adotar uma abordagem panorâmica para a promoção da qualidade na educação, considerando as diversas dimensões que a compõem. Além disso, enfatiza a necessidade de incorporar novas metodologias de ensino, preparar os professores para abordagens pedagógicas modernas e buscar melhorias estruturais como parte do processo de promoção da qualidade na educação. Em última análise, o artigo oferece orientações práticas para instituições educacionais em busca de aprimorar seus padrões de qualidade e atender às necessidades em constante evolução da comunidade educacional.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-234
PDF (Português (Brasil))

References

Cassol, A. P., Silveira, I. H., Siemeintcoski, M. E., Arruda, S. R., Silva, S. B., & Raszl, S. M. (2012). Gestão da Qualidade na Educação. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, n. especial, Educação, p. 52.

Dourado, L. F., Oliveira, J. F. (2009). A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, 29(78), p. 41. Disponível em www.cedes.unicamp.br. Acessado em 05 de outubro de 2023.

Longo, R. M. J. (1996). Gestão da Qualidade: Evolução histórica, conceitos básicos e aplicação na educação (Relatório No. 397). p. 52. Brasília: IPEA.

Xavier, A.C.R. (1996). A gestão da qualidade e a excelência dos serviços educacionais: custos e benefícios de sua implantação. IPEA. Texto para discussão nº 408. pp. 22 e 85. Brasília.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.