A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NO CURRÍCULO ESCOLAR METODOLOGIAS ATIVAS E INTERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Tecnologias educacionais
estratégias pedagógicas
currículo
interatividade
aprendizagem inovadora

How to Cite

Santos , S. M. A. V., Barros, A. M. R., Rodrigues, F. F., Medeiros, J. M., Passos, L. M., Bezerra, O. P. C., de Oliveira, R. F., & Narciso, R. (2023). A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NO CURRÍCULO ESCOLAR METODOLOGIAS ATIVAS E INTERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO. REVISTA FOCO, 16(11), e3779. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-233

Abstract

Este artigo investiga a interligação entre tecnologias educacionais, novas abordagens pedagógicas, currículo e interatividade no contexto do ensino-aprendizagem. O objetivo principal é analisar como esses elementos se entrelaçam e influenciam a qualidade da educação. Para isso, adotou-se uma metodologia de pesquisa bibliográfica, explorando as análises de teóricos respeitados que abordam diversos aspectos desse tópico complexo. A revisão bibliográfica busca identificar tendências, desafios e oportunidades na integração eficaz de tecnologias, métodos de ensino inovadores, currículo e promoção da interatividade no ambiente educacional. Citamos o caso da Escuela de La Nueva Cultura La Cecilia, como exemplo de educação inovadora, que proporciona um ambiente favorável à experimentação, colaboração e ao desenvolvimento de habilidades do século XXI, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração, em que as aulas são ministradas em ambientes próximos à natureza, criando uma atmosfera propícia para a aprendizagem significativa e não abandonando a tecnologia. Concluímos que há grande importância de repensar a educação e promover práticas que preparem os alunos de maneira abrangente para os desafios da sociedade contemporânea. Espera-se que essa investigação contribua significativamente para uma compreensão mais profunda de como a educação pode ser aprimorada na era digital.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-233
PDF (Português (Brasil))

References

AteliêUrbano. (n.d.). Três Modelos escolares de sucesso no mundo. Recuperado de https://www.atelieurbano.com.br/3-modelos-escolares-de-sucesso-no-mundo/. Acesso em 13 de set. 2023

Almeida, M. E. (2019). Dossiê Temático: Educação e Cultura Digital na COVID-19 Narrativa das Relações Entre Currículo e Cultura Digital em Tempos de Pandemia: Uma Experiência na Pós-Graduação. Revista Práxis Educacional, 17(45), p. 56. https://doi.org/10.5216/rpe.v17i45.63598 (ORCID: 0000-0001-5793-2878)

Dewey, J. (1979). Como Pensamos. Atualidades Pedagógicas. Volume 2. pp. 01-10. São Paulo: Companhia Nacional.

Dewey, J. (1903). Democracy in Education. In Southern Illinois University. Middle works of John Dewey, v. 3. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1977. (Collected works of John Dewey), pp. 229-239.

Oliveira Júnior, M. A., & Silva, A. L. (2010). Novas tecnologias na sala de aula. pp. 20-25. ECCOM, 1(1).

Soares, L. de V.; Colares, M. L. I. S. (2020). Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, pp. 19–41, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157. Acesso em: 13 set. 2023.

Wunsch, L. P. (2013). Educação do Campo na (Pós)Pandemia: Pessoas, Experiências Coletivas e Resiliência. p. 12. Revista Brasileira de Educação do Campo.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.