AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) PARA A PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação
psicopedagogia
tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs)

How to Cite

Santos , S. M. A. V., dos Santos Filho, E. B., Rodrigues, F. F., Medeiros, J. M., Timóteo, L. C. da S. O., Meroto, M. B. das N., de Oliveira , R. F., & Narciso, R. (2023). AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) PARA A PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. REVISTA FOCO, 16(11), e3777. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-231

Abstract

Este artigo tem como propósito explorar a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no âmbito da aprendizagem, adotando uma perspectiva psicopedagógica. As TDICs englobam recursos tecnológicos, tais como computadores, smartphones e tablets, que desempenham um papel significativo na educação, aprimorando as estratégias de ensino e contribuindo para o desenvolvimento da infraestrutura educacional. Nesse contexto, é fundamental reconhecer a importância das TDICs no processo educacional, visto que elas têm o potencial de diversificar os tipos de conteúdo disponíveis e promover maior autonomia por parte dos alunos. Através de pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, o objetivo principal deste artigo é destacar a importância das TDICs no processo educacional, principalmente para a Psicopedagogia, reconhecendo seu potencial para promover autonomia do aluno. Já os objetivos específicos, perfazem sobre explicar as funções da TDICs em junção a Psicopedagogia; enfatizar a importância das TIDCs no processo de ensino-aprendizagem; demonstrar a necessidade de formar professores para atuarem eficazmente em ambientes informatizados. É importante ressaltar que o acesso as TDICs nem sempre é uniforme, o que requer uma abordagem inclusiva que não restrinja o uso das TDICs apenas aos dispositivos digitais. Além disso, é crucial compreender que as TDICs não devem ser encaradas como substitutas de professores, livros, mas sim, como uma valiosa fonte complementar de recursos educacionais. Assim, este artigo busca destacar o potencial das TDICs na educação, reconhecendo os benefícios que podem trazer para a aprendizagem, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância de uma integração equitativa dessas tecnologias no contexto educacional.   

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-231
PDF (Português (Brasil))

References

ALVES, M. D. F.; BOSSA, N.. Psicopedagogia: em busca do sujeito autor. 2006, p.30 Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/. Acessado em 26 de setembro de 2023.

ANJOS, R. A. V.; ALONSO, K. M.; ANJOS, A. M. Infância (des)conectada e a psicopedagogia: o uso das tecnologias digitais na educação infantil e o impacto na aprendizagem. Revista de educação a Distância, v. 5, n. 1, 2018.

AURELIANO, E. V. L. et al. As ferramentas tecnológicas nos métodos de ensino aprendizagem: uma revisão de literatura. Educationis, v. 8, n. 2, 2020.

BRANDÃO, C. R. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 1981.

BERNARDI, S. T. Utilização de softwares educacionais nos processos de alfabetização, de ensino e aprendizagem com uma visão psicopedagógica. Revista de Educação do Ideau, v.5,n.10 - Janeiro - Junho 2010.

CORBELLINI, S.; REAL, L. M. C.; SILVEIRA, N. Intervenções Psicopedagógicas e Tecnologias Digitais na Contemporaneidade. 2016. Disponível em: http://www.brie.or

g/pub/index.php/wcbie/article/viewFile/7065/4939. Acessado em 26 de setembro de 2023.

DAMÁSIO, M. J. Tecnologia e educação: As Tecnologias da Informação e da Comunicação e o processo educativo. Lisboa: Nova Vega, 2007.

FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. São Paulo: Cortez, 2013.

FLICK, U. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre, RS: Bookman, 2004.

FONTANA, F. Técnicas de pesquisa. In: MAZUCATO, T. (org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis, SP: FUNEPE, 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2017.

KLEIN, D. R. et al. Tecnologia na educação: evolução histórica e aplicação nos diferentes níveis de ensino. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 20, n. 2, jul./dez. 2020.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LOPES, V. A. Technology and education learning closer to the student. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 4, Apr. 2020.

MARTINS, M. C. Criança e mídia: diversa-mente em ação em contextos educacionais. Tese de doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2003.

MENEZES, M. E. L. Tecnologias e mídias digitais no processo educativo e a autoria de alunos: limites, contribuições e possibilidades. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. 2013.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, RJ: Vozes, 2009.

MORAN, J. M. Mudanças na comunicação pessoal: gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. São Paulo: Paulinas, 1998

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP. Ed. Papirus, 2017

MORIN, H. C. D. B; MAURICIO, W. P. D. Uso pedagógico das mídias na escola: o que os professores sabem e o que fazem na prática docente. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 235-256, jan./dez. 2012.

OLIVEIRA, C.; MOURA, S. P; SOUSA, E. R. TIC’S na Educação: a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na aprendizagem do aluno. 2015. Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/110

Acessado em 26 de setembro de 2023.

PACKER, R. O que é multimídia, de uma vez por todas. In: LEÃO, Lucia (Org). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora Senac, 2005

PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. 11 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

PIMENTA. S. G; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência do Ensino superior. São Paulo: Cortez, 2014.

REAL, L. M. C; CORBELLINI, S. Psicopedagogia e TICs: intervenções 39 com alunos com dificuldades de aprendizagem. In: REAL, L. M. C.; MARQUES, T. B. (orgs) Psicopedagogia e TICs. SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017.

TAVARAYAMA, R.; PAULA, C. R. V. L. Uso de mídias em sala de aula: um estudo de caso sobre o posicionamento dos professores quanto a utilização das tecnologias da informação e comunicação. Nucleus, v.13, n. 2,out. 2016

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.