FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Formação de professors
tecnologias digitais
educação matemática
desafios
estratégias

How to Cite

Santos, S. M. A. V., Silva , A. A. U., Marques , C. D., Chaves , E. B. G., Salatiel, E. M., Santos , L. A., Meroto , M. B. das N., & Narciso , R. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS. REVISTA FOCO, 16(11), e3772. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-226

Abstract

Este artigo investiga a formação de professores de Matemática com foco na integração de tecnologias digitais, incluindo softwares de programação, na Educação Básica. Com base em uma pesquisa bibliográfica, a abordagem adotada explora o impacto das tecnologias digitais, como Scratch, App Inventor, Thunkable, Tinkercad e Arduíno, na prática de ensino da Matemática. Além disso, são analisados os desafios enfrentados pelos professores ao incorporar essas tecnologias em suas aulas. Os objetivos deste estudo incluem a compreensão do papel das tecnologias digitais na Educação Matemática, a identificação dos desafios enfrentados pelos professores e a proposição de estratégias para aprimorar a formação de professores nesse contexto. A pesquisa se baseia em referencial teórico que destaca a importância da formação contínua de professores, a reflexão sobre a prática pedagógica e o desenvolvimento de competências específicas para o uso eficaz das tecnologias digitais. Os resultados apontam que a integração das tecnologias digitais no ensino de Matemática oferece oportunidades de tornar o processo de aprendizagem mais envolvente e prático para os alunos. No entanto, os professores enfrentam desafios relacionados à aquisição de competências tecnológicas, à adaptação de estratégias pedagógicas e à gestão de tempo e recursos. A resistência à mudança também é um obstáculo a ser superado.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-226
PDF (Português (Brasil))

References

ANDREW, A.; ATTANASIO, O.; BERNAL, R.; SOSA, L. C.; KRUTIKOVA, S.; RUBIOCODINA, M. Preschool quality and child development. National bureau of economic research, [s. l.], working paper n. 26191, ago. 2019. p. 236.

BASSI, M.; MEGHIR, C.; REYNOSO, A. Education quality and teaching practices. National bureau of economic research, [s. l.], working paper n. 22719, out. 2016.

BICUDO, M. A. V. O professor de matemática nas escolas de 1º. e 2º. graus. In M. A. V. Bicudo. (Ed.), Educação Matemática. São Paulo: Centauro. 2003.

BRUNS, B.; COSTA, L.; CUNHA, N. Through the looking glass: can classroom observation and coaching improve teacher performance in Brazil?. Economics of education review, [s. l.], v. 64, jun. 2018.

CHIARI, A. S. S. O Papel das Tecnologias Digitais em Disciplinas de Álgebra Linear a Distância: possibilidades, limites e desafios. 206 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015.

FONSECA, Daniele Amaral; SILVEIRA, Daniel da Silva; MACHADO, Celiane Costa; PEREIRA, Elaine Corrêa. A utilização das tecnologias digitais na formação inicial de professores de Matemática: compressões, desafios e possibilidades. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, v. 15, p. 01-19, jan./dez. 2020. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1981-1322. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70560.

GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Coleção ciências da educação: século XXI. Porto, Portugal: Porto editora, 1999.

KAUARK, F. S., MANHÃES, F. C., & GUIA, E. J. Metodologia de Pesquisa. Via Literarum. 2014.

KOTZE, J.; FLEISCH, B.; TAYLOR, S. Alternative forms of early grade instructional coaching: emerging evidence from field experiments in South Africa. International journal of educational development, [s. l.], v. 66, pp. 203-213, abr. 2019.

MERCADO L. P. L. Metodologias de ensino com tecnologias da informação e comunicação no ensino jurídico. Revista da Avaliação da Educação Superior, p.84, 2016, 21(1)..

PEREIRA, Alexandre de Jesus; NARDUCHI, Fábio; MIRANDA, Maria Geralda de. Biopolítica e Educação: os impactos da pandemia do covid-19 nas escolas públicas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 219-236, 2020. https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p219. Acesso em 06 de outubro de 2023.

OLIVEIRA, V. Uma proposta de ensino de tópicos de eletromagnetismo via instrução pelos colegas e ensino sob medida para o Ensino Médio. Porto Alegre; 2012. Mestrado [Dissertação] -Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 365.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes. 2007.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.