O USO DA ABORDAGEM VALUE FOCUSED THINKING PARA IDENTIFICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE DESEMPENHO PARA ÁREA COMERCIAL DE UMA EMPRESA VAREJISTA DO SETOR MOVELEIRO
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Keywords

Sistemas de medição de desempenho
value focused thinking
área comercial
setor moveleiro

How to Cite

Claudino, C. C., Santos, N. F. de A., Pacheco, B. C. S., & Nagano, M. S. (2023). O USO DA ABORDAGEM VALUE FOCUSED THINKING PARA IDENTIFICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE DESEMPENHO PARA ÁREA COMERCIAL DE UMA EMPRESA VAREJISTA DO SETOR MOVELEIRO. REVISTA FOCO, 16(11), e3705. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-178

Abstract

O Brasil testemunha um aumento no empreendedorismo, especialmente no setor moveleiro, com pequenas empresas desempenhando um papel vital na geração de empregos. De forma geral as empresas buscam excelência e diferenciação, e a implementação de Sistemas de Medição de Desempenho (SMD) vem sendo utilizada como ferramenta para esta finalidade. O objetivo deste estudo concentra-se em construir um SMD voltado à área comercial de uma empresa varejista de móveis no interior de São Paulo, por meio do Value Focused Thinking (VFT) para uma compreensão profunda do problema. O SMD é desenvolvido com base nas necessidades dos stakeholders, refletindo os valores atuais e a situação da empresa. Os resultados destacam o potencial de trabalhar a carteira de clientes, bem como a importância de cultivar relacionamentos sólidos com os clientes para manter a vantagem competitiva. A pesquisa reconhece limitações e sugere a possibilidade de expandir para outras áreas, bem como a aplicação de métodos de apoio à decisão multicritério no futuro. Isso ressalta a importância da adaptação contínua no cenário empresarial em constante mudança.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-178
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