A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA SÍNDROME DE DOWN
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Fonoaudiologia
síndrome de down
linguagem

How to Cite

da Silva, R. S. L., Soares, J. da C. C., & Amorim, B. J. L. (2023). A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA SÍNDROME DE DOWN. REVISTA FOCO, 16(11), e3681. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-162

Abstract

A Síndrome de Down é uma condição genética que afeta o desenvolvimento do sistema estomatognático, podendo implicar, assim no desenvolvimento da linguagem e fala, devido à hipotonia dos músculos orofaciais. Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo descrever o papel do fonoaudiólogo no desenvolvimento da linguagem em crianças com Síndrome de Down, abordando a fisiopatologia da trissomia 21, as alterações do sistema fonoarticulatório e estratégias de estimulação fonoaudiológica. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura, selecionando 15 artigos de um total de 30 encontrados. Os resultados destacam a importância da intervenção precoce na linguagem da Síndrome de Down. Resultado: No total foram encontrados 30 artigos relacionados ao tema proposto, mas após a aplicação dos filtros, apenas 15 artigos foram selecionados para compor a pesquisa, e serviram como norteadores para os resultados esperados. A análise final aponta que o fonoaudiólogo desempenha um papel crucial, estimulando a linguagem, a alfabetização, a cognição e o sistema estomatognático, incluindo a alimentação, fala e voz. Ele promove, previne, avalia, diagnostica e orienta terapias de reabilitação. Conclusão: A colaboração entre o fonoaudiólogo, a família e a escola são essenciais para o progresso da criança com Síndrome de Down. É necessário destacar a importância desse profissional no processo de diagnóstico e desenvolvimento da síndrome, promovendo o conhecimento e a construção de pontes para ampliar as habilidades dessa população. Recomenda-se a realização de mais estudos para aumentar a conscientização sobre o papel fundamental do fonoaudiólogo na vida das crianças com Síndrome de Down, visando aprimorar o apoio e os recursos disponíveis.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-162
PDF (Português (Brasil))

References

FURLAN, R.M.M.M; ALMEIDA, T.D.D; PRETTI, Henrique. Efeitos da placa palatina de memória associada à estimulação orofacial na postura habitual de língua e de lábios de crianças com Trissomia do 21: revisão integrativa da literatura. Revista CEFAC, v. 24, p. e7021, 2022.

LAWDER, R, et al. A Atuação Fonoaudiológica Na Síndrome De Down-Visão Familiar. FAG JOURNAL OF HEALTH (FJH), v. 1, n. 2, p. 63-77, 2019.

REGIS, M.S et al. Estimulação fonoaudiológica da linguagem em crianças com síndrome de Down. Revista CEFAC, v. 20, p. 271-280, 2018.

COÊLHO, J. F. et al. Perfil de fala na síndrome de Down: apraxia de fala x transtorno de fala de origem musculoesquelética. Revista CEFAC, v. 22, 2020.

EVANGELISTA, L.G; FURLAN, R.M.M.M. Fatores facilitadores, principais dificuldades e estratégias empregadas no aleitamento materno de bebês com síndrome de Down: uma revisão sistemática. Audiology-Communication Research, v. 24, p. e2130, 2019.

GONÇALVES, B.N et al. Teste de percepção de fala com figuras: aplicabilidade em crianças com síndrome de Down. In: CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2022.

LIMA, Ivonaldo Leidson Barbosa; DELGADO, Isabelle Cahino; CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra. Desenvolvimento da linguagem na síndrome de Down: análise da literatura. Distúrbios da comunicação, v. 29, n. 2, p. 354-364, 2017.

SILVA, Milena Evelly Santos; FREIRE, Ricardo Santana. Intervenção fonoaudiológica na sindrome de Down: relato de caso. 2019.3333333333

SENA, M. B. S. Contribuição fonoaudiológica clínica para o desenvolvimento da criança com síndrome de Down. Graduação em Fonoaudiologia. Faculdade Pitágoras, 2018.

ANDREAN, Caroline MA et al. Descrição do palato duro em crianças com Síndrome de Down. Distúrbios da comunicação, v. 25, n. 3, 2013.

DELGADO, Isabelle Cahino et al. Estratégias de letramento voltadas à intervenção fonoaudiológica em pessoas com síndrome de Down. Revista Educação Especial, v. 32, p. 1-16, 2019.

SANTOS, Alexandra Oliveira dos. Aspectos fonológicos da fala de crianças e adolescentes com Síndrome de Down: problematizando atraso e diferença. 2016.

LOPES, Samantha Caroline Romanos Makiyama. Síndrome de Down: o apagamento do sujeito. 2019.

DA CRUZ, Bruno Wenderson; DE AGUIAR SOUSA, Claúdia Catão; DE FARIAS, Ruth Raquel Soares. Os benefícios da intervenção fonoaudiológica em bebês com síndrome de down: revisão sistemática. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p. e23210111694-e23210111694, 2021.

MAYER, Maria Grazia Guillen; ALMEIDA, Maria Amelia; LOPES-HERRERA, Simone Aparecida. Síndrome de Down versus alteração de linguagem: interação comunicativa entre pais e filhos. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, p. 343-362, 2013.

MAZUCATO, Thiago et al. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: Funepe, 2018.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.