TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO: TECNOLOGIA APLICADA AOS ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Contemporaneidade
tecnologia
transformação
educação

How to Cite

Cardozo, B. R., Tambara, C. C., de Resende, J. S., da Silva, F. C. S., Wingler, R. M. F. de S., de Oliveira, L. A. C., Batista, R. . L. F., & Mendonça, B. A. T. (2023). TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO: TECNOLOGIA APLICADA AOS ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS. REVISTA FOCO, 16(11), e3676. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-156

Abstract

Na contemporaneidade, as transformações do capitalismo desempenham um papel central no cenário socioeconômico global. Essas mudanças estão estreitamente relacionadas com as dinâmicas do mundo do trabalho e, de maneira notável, com a evolução das questões relacionadas à subjetividade humana. O que se destaca nesse contexto é a crescente integração da produção capitalista na vida cotidiana, ultrapassando as barreiras tradicionais que costumavam separar categorias como economia, poder e saúde. Este fenômeno levanta questões cruciais sobre como essas transformações impactam a sociedade contemporânea e redefine as relações entre trabalho, indivíduo e sistema econômico. Nesse contexto, o capitalismo contemporâneo assume uma configuração notável, caracterizada por sua crescente orientação em direção a um capital considerado "imaterial". Isso não apenas representa uma mudança profunda na natureza do capitalismo, mas também impulsiona uma série de debates e reflexões críticas sobre as implicações dessas mudanças. Esta introdução visa explorar como o capitalismo moderno está rapidamente cedendo lugar a uma forma de capitalismo que coloca ênfase na valorização de um capital que é frequentemente descrito como "imaterial".

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-156
PDF (Português (Brasil))

References

ARAÚJO, Ulisses F. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. Esp., p. 31-48, abr. 2011.

BORTOLINE, et al. Reflexões sobre o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação no processo educativo. Revista destaques acadêmicos, CCH/UNIVATES, v. 4, n. 2, p. 141-150, 2012.

BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. 3ª ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011. 258 p.

BIANCHI, Paula; HATJE, Marli. A Formação Profissional em Educação Física Permeada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria.

CARAM, Nirave Reigota; BIZELLI, José Luis. Educação: Novas Tecnologias e Democratização. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Recife, PE, 2 a 6 de setembro de 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 Fev. 2015.

CONCEIÇÃO, Valdirene Pereira da. Modelagem léxico-ontológica do domínio “Patrimônio Cultural de São Luís do Maranhão”. 2011. 191 f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências e Letras, Unesp, Araraquara, 2011.

CRESPI, Franco; FORNARI, Fabrizio. Introdução à sociologia do conhecimento. Tradução Antônio Angonese. 1ª ed. Bauru/SP: EDUSC, 2000. 232 p.

FERREIRA, Jaider Andrade. Wikis semânticos: da Web para a Web Semântica. 131 f. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília, 2014.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista internacional de formação de professores, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos. 5ª ed. - 2ª reimp. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MORAN, José Manuel. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

NONATO, Emanuel do Rosário Santos. Novas tecnologias, educação e contemporaneidade. Práxis Educativa, v. 1, n. 1, p. 77-86, 2006.

WERTHEIN, Jorge. A Sociedade da Informação e seus desafios. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, maio/ago. 2000. Disponível em: . Acesso em: 10 Fev. 2015.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.