MERGULHANDO NA COMPLEXIDADE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO PENSAMENTO CIENTÍFICO CONTEMPORÂNEO
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Pensamento crítico
habilidade
criatividade
autonomia

How to Cite

Pelages, R. G., da Silva, F. C. S., de Oliveira, L. A. C., Mota, A. V. de S., Agrizzi, A. V. M., Cuman, M. da P., Trevezan, M. D., Vencioneck, A. R. P., & Almeida, N. P. L. de O. (2023). MERGULHANDO NA COMPLEXIDADE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO PENSAMENTO CIENTÍFICO CONTEMPORÂNEO. REVISTA FOCO, 16(11), e3672. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-154

Abstract

O pensamento crítico é uma habilidade importante que é essencial para o sucesso em todas as áreas da vida, incluindo ensino e aprendizagem. Quando professores e alunos usam habilidades de pensamento crítico, eles são capazes de avaliar informações, analisar argumentos e tomar decisões informadas. No ensino, este é importante porque permite que os professores criem planos de aula e estratégias de ensino que estimulem os alunos a pensar criticamente. Por exemplo, os professores podem criar atividades que exijam que os alunos analisem e avaliem informações, em vez de simplesmente memorizar fatos. Eles também podem incentivar os alunos a fazer perguntas e desafiar suposições, o que os ajuda a desenvolver suas habilidades de pensamento crítico. Na aprendizagem, o pensamento crítico é importante porque permite que os alunos se envolvam com as informações de maneira significativa. Quando os alunos são ensinados a pensar criticamente, eles são capazes de identificar e avaliar diferentes perspectivas, analisar argumentos e tomar decisões informadas. Isso não apenas os ajuda a ter sucesso acadêmico, mas também os prepara para o sucesso em suas futuras carreiras e vidas pessoais.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-154
PDF (Português (Brasil))

References

CACHAPUZ, António; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da Educação em Ciência às Orientações para o Ensino das Ciências: um Repensar Epistemológico. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004.

CARRAHER, D. W. Senso Crítico: Do Dia-a-Dia às Ciências Humanas. 9ª ed. Pioneira, 2011.

COSTA, José António. O Papel da Escola na Sociedade Atual: Implicações no Ensino das Ciências. Millenium, 1999.

GEREMIAS, Bethânia Geremias. Reflexões de uma Professora que se Aventurou a Sair da Caverna: o Mito da Escola Ideal e o Mito da Ciência Verdadeira. Ciência & Ensino, São Paulo, v. 2, n. 2, 2008.

GRAMSCI, Antonio. Concepção Dialética da História. 4ª ed. Civilização Brasileira, 1981.

MALAFAIA, Guilherme; DE LIMA RODRIGUES, Aline Sueli. Uma Reflexão sobre o Ensino de Ciências no Nível Fundamental da Educação. Ciência & Ensino (ISSN 1980-8631), v. 2, n. 2, 2008.

PRAIA, João; CACHAPUZ, António. Ciência-Tecnologia-Sociedade: um Compromisso Ético. Revista Iberoamericana de Ciencia Tecnología y Sociedad, v. 2, n. 6, p. 173-194, 2005.

PRAIA, João; GIL-PÉREZ, Daniel; VILCHES, Amparo. O Papel da Natureza da Ciência na Educação para a Cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.