CAPITAÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL DO AR POR PAINÉIS PIRAMIDAIS A PARTIR DA UMIDADE
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Sustentabilidade
coletor de água
painel piramidal

How to Cite

de Sousa, A. R., Freitas, J. R. M., de Moisés, A. C. F., & Castro, M. do S. S. de A. (2023). CAPITAÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL DO AR POR PAINÉIS PIRAMIDAIS A PARTIR DA UMIDADE. REVISTA FOCO, 16(11), e3664. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-146

Abstract

Diante da atual crise hídrica vivenciada no mundo e também no Brasil, gerenciar o correto uso da água evitando o desperdício constitui-se num dever de todos. De acordo com o Relatório Mundial de 2014 da ONU, avalia-se que com a atratividade da tecnologia e eficiência de seu uso a captação de água aumente globalmente em 50% até 2050. Com base nessa assertiva o trabalho tem por objetivo principal desenvolver uma solução sustentável para captação da água de orvalho com o uso de painéis piramidais. O sistema é simples, consta de uma pirâmide invertida suspensa sobre um poço ou tanque coletor, onde as gotas de orvalho serão capturadas no interior e exterior dos painéis que formam os lados da pirâmide e conduzidas posteriormente para o vértice. Os painéis são compostos por tecido elástico simples ou de material reciclado como metal, vidro, plástico ou policarbonato. A estrutura da pirâmide fabricada com tubos de polietileno de alta densidade, alumínio ou bambus. Através da execução da pesquisa, percebemos que o sistema utilizado é flexível e simples e poderá facilmente ser utilizado em qualquer clima.   

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-146
PDF (Português (Brasil))

References

ARAGUAIA, Mariana. Equipe Brasil Escola. Construção de filtro d’água com garrafa PET. Disponível em: < http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/construcao-filtro-dagua-com-garrafa-pet.htm >. Acesso em: 17 de jun. de 2017.

BRITTO, David. Engenharia Civil na Net. Disponível em: http://engenhariacivilnanet.blogspot.com.br/2007/07/coletor-de-gua-do-orvalho.html>. Acesso em: 10 de jun. de 2017.

Inovação Tecnológica: Tudo o que acontece na fronteira do conhecimento. Disponível em: <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010125070614 >. Acesso em: 12 de jun. de 2017.

NETTO, O. de M. C. Gestão da Água no Brasil. Brasília – UNESCO. 2001.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Plantas tóxicas: Brasil Escola. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/biologia/plantas-toxicas.htm>. Acesso em: 17 de jul. de 2017.

VERGARA Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa administração. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.