TRANSFORMANDO O CURRÍCULO COM O ENSINO HÍBRIDO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CENÁRIO EDUCACIONAL
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Aprendizagem híbrida
educação do século Xxi
tecnologia na educação
flexibilidade de aprendizado
inovação pedagógica

How to Cite

Pelages, R. G., Vencioneck, A. R. P., Massini, A. M. de C., Pontes, D. M. do N., de Azevedo, E. C., de Oliveira, E. da C., Porcari, J. P. C., Rocha, L., Alves, M. S. de S., Almeida, N. P. L. de O., Fim, R. A. M. G., & de Oliveira, R. F. (2023). TRANSFORMANDO O CURRÍCULO COM O ENSINO HÍBRIDO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CENÁRIO EDUCACIONAL. REVISTA FOCO, 16(11), e3648. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-124

Abstract

A aprendizagem híbrida combina o ensino presencial com o ensino virtual, surge como uma inovação educacional fundamental e como apontado por Almeida (2022), ela proporciona a flexibilidade necessária para os alunos aprenderem no ambiente que melhor atende às suas necessidades. Entretanto, a transição para a aprendizagem híbrida, como destacado por Oran (2021), requer um planejamento meticuloso e uma adaptação cuidadosa das práticas pedagógicas, onde não basta simplesmente transferir parte do currículo para um ambiente virtual. Em vez disso, é essencial combinar eficazmente os elementos presenciais e online, criando uma experiência de aprendizado coesa e envolvente. A tecnologia digital, como observado por Oliveira, Martins e Lopes (2021), desempenha um papel central nesse contexto, possibilitando a personalização do ensino para atender às necessidades individuais dos alunos. Escolas estão adotando métodos de ensino que vão além das salas de aula tradicionais, como o ensino à distância e a implementação de modelos de aprendizagem híbrida. É importante notar a distinção entre a aprendizagem híbrida e a aprendizagem combinada, conforme explicado por Christensen, Horn e Staker (2013). Enquanto a aprendizagem combinada envolve a combinação do ensino presencial com elementos assíncronos online, a aprendizagem híbrida proporciona instrução simultânea presencial e virtual, buscando oferecer uma experiência de aprendizado completa e sem pontos fracos. A aprendizagem híbrida oferece a flexibilidade necessária para os alunos, ao mesmo tempo que aprimora a qualidade da experiência de aprendizado. Ela os prepara para um futuro orientado pela tecnologia, capacitando-os com habilidades de inovação, criatividade e adaptação, como enfatizado por Valente (2023). A eficaz adoção dessa abordagem representa um passo fundamental para uma educação alinhada com as demandas do século XXI.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-124
PDF (Português (Brasil))

References

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Narrativa das Relações Entre Currículo e Cultura Digital em Tempos de Pandemia: uma experiência na pós-graduação. Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v.17, n. 45, 2022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8324. Acesso em: 18 out. 2023.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Currículo e Contextos de Aprendizagem: integração entre o formal e o não-formal por meio de tecnologias digitais. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 12, n. 2, p. 1-27, 2014. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/20355. Acesso em: 18 out. 2023.

ANJOS, Rosana Abutkka Vasconcelos; SILVA, Lídia Martins; ANJOS, Alexandre Martins. Ensino híbrido: organização e sistematização de conceitos com base em revisão sistemática da literatura. Em Rede: Revista da Educação a Distância, v. 6, n. 2, p. 203-220, 2019. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/467. Acesso em: 20 out. 2023.

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/download/14479/9492/31021. Acesso em: 20 out. 2023.

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Maio de 2013. Disponível em: https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/ensino-hibrido_uma-inovacao-disruptiva.pdf. Acesso em: 20 out. 2023.

DIAS, Paulo Maria. Cultura de inovação na educação a distância e em rede. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n. 4, p. 1733-1747 out./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/50620. Acesso em: 20 out. 2023.

LIMA, Ivonaldo Pereira; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; VASCONCELOS, Alana Danielly. Ensino híbrido como proposta de protagonismo discente. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 5, p. 81-90, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4292. Acesso em: 28 out. 2023.

NASCIMENTO, Maria Selma Lima do; et. al. Competências digitais dos professores na Paraíba/Brasil no cenário da pandemia do Covid-19. In DÍAZ, Inmaculada Aznar. 2020. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/6697/1/9788413771724%20(1).pdf. Acesso em: 20 out. 2023.

OLIVEIRA, Camila de Jesus; MARTINS, Priscila Monte Alegre; LOPES, Ana Lucia de Souza. Estratégias de Ensino Híbrido na Educação Infantil. São Bernardo do Campo-SP. Ed. Das Autoras, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/352492438_ESTRATEGIAS_DE_ENSINO_HIBRIDO_NA_EDUCACAO_INFANTIL. Acesso em: 31 out. 2023.

ORAN, Jose. Ensino Híbrido: Não engessar o que ainda está em construção. Parte do Blog Educação transformadora. 2021. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/?p=2025. Acesso em: 24 out. 2023.

QUEIROZ, Virgínia Coeli Bueno de. A experiência da aprendizagem remota: quanto tempo demais na tela?. Colégio Loyola. 2020. Disponível em: https://www.loyola.g12.br/wp-content/uploads/2020/06/Artigo-tempo-de-tela-vers%C3%A3o-final-convertido.pdf. Acesso em: 24 out. 2023.

SILVEIRA, Ismar Frango. O papel da aprendizagem ativa no ensino híbrido em um mundo pós-pandemia: reflexões e perspectivas. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 2, 2021. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/557. Acesso em: 24 out. 2023.

VALENTE, J. A. Ensino híbrido mão na massa: aprendizagem com alunos mais ativos. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11340, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11340. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11340. Acesso em: 18 out. 2023.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.