DESAFIOS DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DO EDUCADOR
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Religiosidade na educação
ensino religioso
educação infantil
formação de educadores

How to Cite

Santos, S. M. A. V., Fernandes, A. B., Batista, D. S. M., Franzin, E. L., Pereira, F. A., Medeiros, J. M., de Figueirôa, L. M., & Narciso, R. (2023). DESAFIOS DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DO EDUCADOR. REVISTA FOCO, 16(11), e3641. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-119

Abstract

No presente texto, exploramos a relação entre religiosidade e educação no contexto brasileiro, com ênfase no Ensino Religioso. Através da pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica o objetivo geral foi analisar os desafios do ensino religioso na educação infantil, com foco na reflexão sobre a formação e prática do educador, visando contribuir para uma abordagem mais eficaz e inclusiva desse conteúdo no contexto educacional infantil e os objetivos específicos foram sobre investigar o panorama e situação da formação e prática docente atual dos educadores que atuam na educação infantil. Analisamos os desafios enfrentados na implementação desse ensino, ressaltando a importância de respeitar a diversidade de crenças religiosas e o papel fundamental dos educadores na reconfiguração das práticas pedagógicas. Também destacamos a necessidade de conciliar o ensino religioso com a liberdade de crença e o pluralismo religioso, conforme estabelecido na legislação, ao mesmo tempo em que mantemos um olhar crítico sobre sua aplicação prática. No que se refere à Educação Infantil, reconhecemos a importância de integrar as interações sociais e as atividades lúdicas com a dimensão religiosa, respeitando os contextos culturais das crianças e fomentando um desenvolvimento integral. Isso apresenta desafios para os professores, que precisam superar obstáculos relacionados à formação e à disponibilidade de materiais específicos. Concluímos que o ensino religioso na Educação Infantil demanda uma abordagem interdisciplinar e sensível, visando a respeitar a diversidade de crenças e integrar a dimensão religiosa de maneira ética e inclusiva no processo de desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-119
PDF (Português (Brasil))

References

AGOSTINHO, Santo, Bispo de Hipona. A Trindade. Traduzido por Agustinho Belmonte. São Paulo: Paulus, 1984.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB: Lei das Diretrizes e Bases da Educação nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.Diário Oficialda União,Brasília, DF, 23 dez. 1996.Disponível em: http://www.planalto.gov.br

/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 de outubro de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Departamento de Política da Educação Fundamental. Coordenação-Geral de Educação Infantil. Subsídios para Credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov

.br/seb/arquivos/pdf/scfiei.pdf. Acesso em: 18 de outubro de 2023.

BRASIL. Lei 9.394/96, 20 de dezembro de 1996. Lei do Ensino Religioso. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 18 de outubro de 2023.

BRUGNARA, R. Pessoa humana e religião. São Paulo: FTD, P. 31, 1995.

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

FONTANA, F. Técnicas de pesquisa. In: MAZUCATO, T. (Org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis, SP: FUNEPE, 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008, p.18.

GRUEN, W. O ensino religioso na escola. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, p. 75, 1994.

MACEDO, Rosa Maria. A família do ponto de vista psicológico: lugar seguro para crescer? Caderno de Pesquisa, São Paulo, n.91, p.62-68, Nov, 1994.

MINAYO, M. C. de S. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009, p.96.

PRODANOV, C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico, 2022.

SAYÃO, R. Educação sem blá-blá-blá: como preparar seus filhos e alunos para o convívio familiar, a escola e a vida. São Paulo: Três Estrelas, 2016.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.