Abstract
O presente trabalho propõe a temática do petróleo e seus derivados como conteúdo de aprofundamento do componente curricular de química, para a confecção de material didático do Itinerário Formativo de Ciências da Natureza no Novo Ensino Médio. Na reforma do ensino médio, existe a proposta de aprofundar, nos itinerários formativos, conteúdos essenciais trabalhados na Formação Geral (FG) dos estudantes, sendo o conteúdo básico de química orgânica da FG o alicerce para essa proposta temática de itinerário. O material contemplou a cadeia do petróleo e derivados, abordando os componentes de gasolinas, óleo diesel, nafta petroquímica, lubrificantes, óleo combustível e algumas relações entre esses hidrocarbonetos; seus impactos na saúde humana; bem como sua conexão com as habilidades do eixo investigação científica relacionadas à interferência em processos tecnológicos. Ademais, o material mostrou-se eficaz para treinar e capacitar os alunos no raciocínio lógico de ciências da natureza e levá-los a reconhecerem sobre suas aptidões nessa área do conhecimento.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Portaria no 1432, de 28 de dezembro de 2018. Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Edição:66, Seção:1, página: 94, publicada em 05/04/2018.
BRASIL. Resolução no 901, de 23 de novembro de 2022. Estabelece a especificação da gasolina de aviação, comercializada pelos agentes econômicos autorizados pela ANP a exercer as atividades de produção, distribuição e revenda de combustíveis de aviação em território nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Edição Extra, Seção:1, página: 65, publicada em 23/11/2022.
Silva, MEP. Material Didático de Química da Rede Chromos de Ensino para a 1ª Série do Itinerário Formativo de Medicina, Saúde e Biológicas. Belo Horizonte, Editora Chromos, 2022.
Filho, JRM. Material Didático de Projeto de Vida da Rede Chromos de Ensino para a 1ª Série. Belo Horizonte, Editora Chromos, 2022.
SILVA; Márcio Eustáquio Pereira da, SANTOS; Carolina Rodrigues. Novo Ensino Médio em Destaque: a química dos derivados de petróleo como temática de aprofundamento no itinerário formativo de ciências da natureza. Reapresentação - V Congresso Online Nacional de Química, 1ª edição, de 19/06/2023 a 22/06/2023. Anais do V CONDEQUI, 2023.
http://doi.org/10.54265/UCZZ5197
da Silva, MEP, Santos, CR, de Mingo, MF de SB, Vieira, MF de M., Marino, M. dos S., & de Morais, LF (2023). Novo ensino médio em evidência: avaliação de conteúdos de química aplicados ao itinerário formativo de medicina, saúde e biológicas em cenário de inovação e de criação em 2022. Brazilian Journal of Development, 9 (10), 27858–27864. https://doi.org/10.34117/bjdv9n10-029

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.