COMPREENSÕES DAS PROFESSORAS INDÍGENAS DA ESCOLA ITA-ARA SOBRE OS SABERES TRADICIONAIS DE AGRICULTURA DA ETNIA PITAGUARY
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Etnobiologia
educação indígena
agroecologia
saberes tradicionais

How to Cite

Jardim, J. S., & Nascimento, P. L. (2023). COMPREENSÕES DAS PROFESSORAS INDÍGENAS DA ESCOLA ITA-ARA SOBRE OS SABERES TRADICIONAIS DE AGRICULTURA DA ETNIA PITAGUARY. REVISTA FOCO, 16(11), e3612. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-099

Abstract

Este artigo apresenta os resultados de uma etnopesquisa realizada na escola indígena Ita-Ara, localizada na terra indígena da etnia Pitaguary de Monguba, Pacatuba-CE. O objetivo da pesquisa foi investigar as compreensões das professoras indígenas sobre o papel da escola na valorização dos saberes tradicionais de agricultura do povo Pitaguary. As professoras entrevistadas demonstraram compreensão sobre a importância da escola para fortalecer esses conhecimentos e relataram ter desenvolvido projetos nesse sentido. Através da partilha de experiências, foi destacada a importância do diálogo entre os diferentes saberes e de se realizar projetos futuros, como a implementação de uma horta agroecológica no espaço escolar, priorizando o resgate dos conhecimentos tradicionais dos agricultores nativos. A valorização desses conhecimentos é fundamental para uma educação pautada na valorização da vida e da diversidade, em consonância com os princípios da agroecologia.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-099
PDF (Português (Brasil))

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGROECOLOGIA- ABA. Princípios e Diretrizes da Educação em Agroecologia. Recife, 2013.

CAPRA, Fritjof, et al. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade: Rio de Janeiro, Paz e terra, 1967.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre : Sulina, 2007.

______. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabele. A nova Aliança. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1984

SILVA, Maria. R, S, da. CABRAL, Carmen, L, de O. Etnopesquisa crítica: caminho (método) epistemológico e metodológico para se fazer uma pesquisa qualitativa em educação. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃ, VI., PPGED UFPI , 2010, Teresina. Anais... Teresina: PPGEd/UFPI, 2010. Disponível em: http://leg.ufpi.br/sub-siteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT_02_16.pdf. Acesso em: 02 abr. 2017.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.