Abstract
O presente artigo tem por objetivo pleitear sobre o tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual. O tema é bem extenso e devido a isso será abordado apenas os pontos principais. Retratara o conceito e as causas do tráfico de pessoas. Abordando a evolução histórica do tráfico de pessoas, desde a antiguidade já era existente, uma vez que essas vítimas eram utilizadas para a escravidão, e para fins sexuais, o perfil das vítimas, que na maioria dos casos são mulheres, sendo essas, em grande parte solteira e com uma renda financeira baixa ou mínima, que vivem em comunidades carentes e desvalorizadas, sem oportunidade de educação e emprego, será esclarecido também o perfil dos aliciadores, que não é um perfil único, podendo variar entre mulheres e homens, de várias idades, e que muitas das vezes são pessoas com um bom ensino e instrução, que tem o poder de persuadir e manipular as vítimas. Será informado sobre as rotas mais utilizadas para tal ato, e por fim, será abordado sobre as leis de prevenção contra o tráfico de pessoas.
References
BRASIL. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal.
BRASIL. Decreto nº 5.015, de 12 de março de 2004. Promulga a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5015.htm> Acesso em: 03 de set. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.344, de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, 4 out. 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13344.htm. Acesso em: 3 set. 2023.
BRASIL. Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Secretaria de Políticas para as Mulheres – Presidência da República. 2011. Disponível em:https://www12.senado.leg.br/institucional/omv/entenda-a-violencia/pdfs/trafico-de-mulheres-politica-nacional-de-enfrentamento . Acesso em: 03 de set. de 2023
BRASÍLIA. Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Secretaria de Políticas para as Mulheres. Tráfico de Mulheres Política de Enfrentamento. Disponível em:https://www12.senado.leg.br/institucional/omv/entenda-a-violencia/pdfs/trafico-de-mulheres-politica-nacional-de-enfrentamento . Acesso em: 03 de set. de 2023
ONDH. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania Disponível em https://www.gov.br/mdh/pt-br/ondh Acesso em Set 2023.
ONU - Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Disponível em : https://brasil.un.org/pt-br . Acesso em set.2023.
MIRÁGLIA, Lívia; HADDAD, Carlos; PINTO, Ana Luíza Nogueira; LINO, André Rezende Soares; FERNANDES, Samuel Almeida. Tráfico internacional de pessoas: crimes em movimento, justiça em espera [livro eletrônico]: relatório de avaliação de necessidades sobre o tráfico internacional de pessoas e crimes correlatos. 1. ed. Brasília, DF: OIM, 2022, PDF. Disponível em:https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2022/12/trafico-internacional-de-pessoas-crime-em-movimento-justica-em-espera.pd f. Acesso em: 8 Set. 2023.
SILVA, Daniel Neves. "Tráfico negreiro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/trafico-negreiro.htm. Acesso em 04 de set de 2023.
UFMG. Clínica de trabalho escravo e tráfico de pessoas da faculdade de direito da UFMG Disponível em https://www.clinicatrabalhoescravo.com/ Acesso em set 2023

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.