Abstract
Este artigo apresenta uma análise abrangente de estudos de pesquisa relacionados ao treinamento vocal no contexto do teatro musical, com foco na ênfase e nas regiões geográficas onde esses estudos foram realizados. Objetivo: O objetivo principal é examinar o escopo desses estudos e a diversidade de tópicos relacionados à saúde vocal, treinamento e performance no teatro musical. Além disso, esta pesquisa visa entender como diferentes regiões e colaborações internacionais contribuem para o avanço desse campo. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura que identificou 20 publicações, incluindo dissertações, monografias, artigos, livros e trabalhos acadêmicos. Foram coletados e analisados dados sobre o ano de publicação, ênfase do estudo, localização geográfica e modalidade de pesquisa. Resultados: A análise revelou que a maioria dos estudos de pesquisa foi conduzida na região Sudeste do Brasil, com ênfase na importância da saúde vocal, treinamento e desenvolvimento artístico. A região Nordeste também apresentou um número significativo de estudos, contribuindo para a nossa compreensão do treinamento vocal e da saúde no teatro. Pesquisas internacionais realizadas em Portugal enriqueceram a perspectiva global desse campo. Os estudos abrangeram uma ampla gama de tópicos, desde performance vocal e técnicas até aspectos emocionais e artísticos. Conclusão: O conjunto de pesquisas revisado facilitou uma compreensão mais ampla do trabalho fonoaudiológico voltado para a melhoria das vozes dos intérpretes de teatro musical, enfatizando a importância da saúde vocal, do desenvolvimento artístico e do processo de caracterização vocal. Isso destaca a importância da saúde vocal na formação de atores de teatro musical e a relevância de estratégias de aprimoramento vocal para esses profissionais. Além disso, esta pesquisa serve como um testemunho do valor da colaboração nacional e internacional no avanço do conhecimento das complexidades vocais no teatro musical, transcendo fronteiras geográficas.
References
CINTRA, Larissa Felipe de Melo. O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints. Orientador: Paulo Filipe Monteiro. 2020. 178 f. Dissertação (Mestrado em Artes cênicas) - Faculdade de Ciências Sociais e Humana de Lisboa, Portugal, 2020.
COSTA, Alessandro Raul Amorim. A saúde vocal na formação teatral: apontamentos sobre potencialidades e limitações. Orientadora: Professora Doutora Sulian Vieira Pacheco. 2019. 42 f. Monografia (Graduação em Artes Cênicas) - Departamento de Artes Cênicas, Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2019.
CRUZ, Maria Rita dos Santos Amarante et al. Estudantes de teatro com e sem queixa de voz: dados sobre saúde e higiene vocal, sintomas e desvantagem vocal. In: CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2019. p. e20180319. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/W8rkCX8XDX9ybGv8PMW9Wxr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 jun. 2023.
DE ANDRADE, Luciana Dantas Farias et al. A importância da saúde vocal em diferentes categorias profissionais: uma revisão integrativa. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 13, n. 1, p. 432-441, 2015. Disponível em http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1987. Acesso em: 22 jun. 2023.
GUBERFAIN, J. C.; BALTAR, M.; BECKER, L. Análise Acústica como uma contribuição para o estudo do grito cênico: relato de experiência nas vozes de atrizes. Voz e Cena, [S. l.], v. 2, n. 02, p. 114–129, 2021. DOI: 10.26512/vozcen.v2i02.39697. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/39697. Acesso em: 22 jun. 2023.
HENRIQUES, J. Da Imaginação à Voz: Interioridade Afetiva e Corporeidade no trabalho da Direção Vocal com o Ator. Voz e Cena, [S. l.], v. 2, n. 01, p. 09–34, 2021. DOI: 10.26512/vozcen.v2i01.37552. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/37552. Acesso em: 22 jun. 2023.
LIMA, Héryka Maria Oliveira. Banco de vozes brasileiro nas variações das emoções (EMOVOX-BR): elaboração e validação. Orientadora: Profa. Dra. Anna Alice Almeida. 2021.49 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, João Pessoa/Natal/Maceió, 2021.
LISBÔA, Cadúh Malcon Mousinho Lucena Tigre. O uso da voz no trabalho do ator: investigação teórica e relato de experiência em preparação vocal. Orientador: Prof. Dr. Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos. 2022. 50 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Teatro) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
MACHADO, Marcos Coimbra. Voz/Corpo em ação: uma experiência vocal/corporal a partir da técnica/filosofia dos Viewpoints. Orientadora: Profa. Dra. Suely Master. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2020.
MARCON, Luciana Rodrigues. Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Wânia Mara Agostini Storolli. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
MELO, Hellen Karolina Barreto de. A indissociabilidade de corpo-voz-texto (ou não-texto) no trabalho da atriz/ator de teatro. Orientadora: Profa. Dra. Adriana Fernandes. 2020. 34 f. Monografia (Graduação em Teatro) – Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.
MONDIM, I.; ARAÚJO, A.; OLIVEIRA, A. Percepção dos atores sobre o papel da terapia da fala nos contextos de cinema, dublagem, teatro e televisão em Portugal. Distúrbios da Comunicação, [S. l.], v. 27, n. 3, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/22205. Acesso em: 22 jun. 2023.
MORAIS, Danilo Nogueira de. Preparação vocal no teatro musical brasileiro: estratégias de construção da sonoridade para a cena cantada. Orientador: Prof. Dr. Jean Joubert Freitas Mendes. 2021. 186 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
RODRIGUES, Gislaine Cardoso de Matos. Assimetria no desenvolvimento do corpo humano: a influência na voz de cantores profissionais adultos. Prof.ª Ma Sandra de Freitas Paniago Fernandes. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fonoaudiologia) – Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.
SILVA, Esther Salgado. Entre educação somática e artes cênicas: um olhar sobre o treinamento vocal do ator. Orientadora: Priscilla Duarte. 2021. 26 f. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, 2021.
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Dicionário Terminológico de Terapia da Fala. 1a edição. Papa Letras. 2020.
SOUSA, Johny Wesley Freitas. O Fonoaudiólogo como atuante no aperfeiçoamento vocal de cantores. Orientadora: Camila Vieira. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) – Centro Universitário Pitágoras de Fortaleza, Fortaleza, 2020.
STOROLLI, Wania Mara Agostini. Improvisação vocal em movimento: a proposta do grupo LIVE. In: XXX Congresso da Anppom. 2020. Disponível em: https://anppom-congressos.org.br/index.php/30anppom/30CongrAnppom/paper/view/337. Acesso em: 22 jun. 2023.
VIANA, Fausto. Figurino e cenografia para iniciantes [recurso eletrônico] / Fausto Viana, Dalmir Rogério Pereira – 2. ed. – São Paulo: ECA/USP, 2021.
VILANOVA, Juliana Richinitti et al. Atores profissionais e estudantes de teatro: aspectos vocais relacionados à prática. Revista CEFAC, v. 18, p. 897-907, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/QgHFKwMFzrhN3HTGVPng43f/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 jun. 2023.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.