Abstract
A Síndrome de Down (SD) é um estado genético ocasionado por uma modificação nos cromossomos. O indivíduo com SD pode demostrar implicação na possibilidade de realizar a programação dos movimentos de comunicação, da fala, o seu desenvolvimento pode ser desafiador para várias crianças com síndrome de Down (T21). Este estudo tem como objetivo relatar a intervenção fonoaudiológica direcionada para o tratamento das crianças com apraxia da fala associada à síndrome de Down. O presente trabalho se refere a um estudo que empregou os métodos da revisão integrativa da literatura, utilizando artigos, teses e dissertações de revistas indexadas existentes nas bases de dados online como Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino- Americana em Ciências da Saúde (LILACS). Os resultados mostraram que após a intervenção, os movimentos de praxias não verbais demonstraram melhores escores, sendo efeitos mais consideráveis. Assim, como os resultados foram expressivos no que se refere à estimulação para a evolução da fala, com resultados alcançados no fonema glotal /h/ e fonemas bilabiais /p, b e m/. Deste modo, considera-se que foram alcançados resultados satisfatórios, oferecendo dados importantes para a melhor atuação do profissional fonoaudiólogo na área.
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