Abstract
Devido ao período pandêmico, a edição de 2020 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), exigiu uma grande habilidade de adaptação por parte de todos. Docentes e gestão escolar se depararam com um cenário totalmente novo sem que tivessem um preparo adequado para lidar com a nova modalidade do ensino híbrido, passaram a ser mediadores diante dos novos problemas que foram se apresentando. Os licenciandos, participantes do PIBID, também tiveram que se adequar a esse novo modelo de ensino, atuando de forma remota nas escolas participantes, buscando ter contato com os estudantes, de modo a atuar em seu ensino durante esse período. Diante desses desafios, desenvolvemos propostas, no PIBID, visando um resgate do interesse dos alunos através de temas mais próximos de suas realidades, por meio do uso das plataformas digitais. Apesar de todas as dificuldades apresentadas podemos verificar um resultado de certa forma satisfatório, pois conseguimos transpor os empecilhos além de aprender uma nova forma de ensinar e interagir com os alunos, utilizando ferramentas digitais, não criadas inicialmente para uso no processo de aprendizagem, no entanto, apropriadas para tal, nesse contexto descrito.
References
CAMILO, Eveline. Implantação e trajetória do Pibid/Química/UnB no período 2009/2011 Análise e relato no olhar do licenciando. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade de Brasília.
NUNES, D. L.; FAGUNDES, C. E. B. ; GONÇALVES, N. S. A. ; PAIVA, P. N. ; ROEHRS, R. ; LIMA, E. F. . Utilização do Instagram Como Ferramenta Pedagógica no Ensino Superior. In: 13º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Pesquisa e Inovação, 2021, URUGUAIANA. Anais do 13º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Pesquisa e Inovação, 2021. v. 13.
PAULA, Y. M. ; OLIVEIRA, G. F. B. ; OLIVEIRA, V. A. B. ; NUNES, D. L. . Utilização do Instagram como recurso pedagógico. In: Rita de Cássia Angeieski da Silveira; Diana Paula Salomão de Freitas; Elena Maria Billig Mello. (Org.). Inovação pedagógica: vivências democráticas na relação ensino-aprendizagem.. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2021, v. 1, p. 281-288.
PEREIRA, J. A.; SILVA JUNIOR, J. F. ; SILVA, E. V. . Instagram como Ferramenta de Aprendizagem Colaborativa Aplicada ao Ensino de Química. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA, v. 5, p. 119-131, 2019.
SANTOS, A. O.; LIMA, J. P. M. . Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). SCIENTIA PLENA, v. 9, p. 1-6, 2013.
SILVA, M. G. A.; SOARES, C. J. S. . Quiciência e promoção da educação informal por meio de redes sociais. In: XIII Escola de Verão em Educação Química e XI Encontro Estadual de Química, 2019, Itabaiana - SE. O Desafio para implementação de novas propostas curriculares no Ensino de Química no Brasil, 2019.
SILVA, M. G. A. ; SILVA, G. S. ; SOARES, C. J. S.. Vídeos de Experimentos de Baixo Custo no Ensino de Química. 2017.
SOARES, C. J. S. ; SILVA, M. G. A. . Instagram como ferramenta de educação informal para a promoção do ensino-aprendizagem de química. 2021.
SOUZA, Lívia Maria de; SOUZA, Ana Lúcia de. As redes sociais como ferramenta de aprendizagem. Revista Educação e Cultura, São Paulo, v. 25, n. 49, p. 1-16, jan./jun. 2020.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.