Abstract
Este artigo científico abordou o tema do Ensino Religioso como componente curricular no Ensino Fundamental, explorando sua importância na formação de competências e habilidades que promovem o convívio harmonioso com as diferenças culturais e religiosas. Para isso, recorremos a uma abordagem metodológica de pesquisa bibliográfica, que envolveu a análise de obras de autores renomados no campo da Educação, como José Carlos Libâneo e Paulo Freire. O objetivo principal foi destacar como o Ensino Religioso contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e da empatia, fundamentais para lidar com a diversidade religiosa e cultural. Ao final da pesquisa, pudemos oferecer uma visão abrangente sobre como essa disciplina auxilia na formação de cidadãos conscientes e tolerantes, capazes de respeitar e valorizar as diferenças que permeiam a sociedade brasileira. Esta análise, por fim, reforça a importância do Ensino Religioso, nas escolas, como uma ferramenta essencial na construção de uma sociedade mais inclusiva e compreensiva.
References
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 1970.
GADOTTI, Moacir. Educação e poder: Introdução à pedagogia do conflito. Editora Cortez, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.
_____________. J. C. Didática. Editora Cortez. 1999.
_____________. J. C. Pedagogia e Pedagogos para quê? p. 26. São Paulo: Editora Cortez, 2002.
_____________. J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström. Escola Nova: Caminhos para sua Realização. Edusp, 1978
PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. p. 39. Editora Summus, 1976.
SUMNER, William Graham et al. Folkways: A Study of the Sociological Importance of Usages, Manners, Customs, Mores, and Morals. p. 630. Ginn and Company, 1906.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.