O ENSINO RELIGIOSO COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA O CONVÍVIO COM AS DIFERENÇAS
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Ensino religioso
convívio com diferenças
competências e habilidades
educação no Brasil

How to Cite

Santos, S. M. A. V., Narciso, R., Escobar, C. T., de Paula, E. C., do Nascimento, J. L. A., Timoteo, L. C. da S. O., Gallo, S. A., & Madeira, T. B. (2023). O ENSINO RELIGIOSO COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA O CONVÍVIO COM AS DIFERENÇAS. REVISTA FOCO, 16(11), e3521. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-019

Abstract

Este artigo científico abordou o tema do Ensino Religioso como componente curricular no Ensino Fundamental, explorando sua importância na formação de competências e habilidades que promovem o convívio harmonioso com as diferenças culturais e religiosas. Para isso, recorremos a uma abordagem metodológica de pesquisa bibliográfica, que envolveu a análise de obras de autores renomados no campo da Educação, como José Carlos Libâneo e Paulo Freire. O objetivo principal foi destacar como o Ensino Religioso contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e da empatia, fundamentais para lidar com a diversidade religiosa e cultural. Ao final da pesquisa, pudemos oferecer uma visão abrangente sobre como essa disciplina auxilia na formação de cidadãos conscientes e tolerantes, capazes de respeitar e valorizar as diferenças que permeiam a sociedade brasileira. Esta análise, por fim, reforça a importância do Ensino Religioso, nas escolas, como uma ferramenta essencial na construção de uma sociedade mais inclusiva e compreensiva.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-019
PDF (Português (Brasil))

References

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 1970.

GADOTTI, Moacir. Educação e poder: Introdução à pedagogia do conflito. Editora Cortez, 2002.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.

_____________. J. C. Didática. Editora Cortez. 1999.

_____________. J. C. Pedagogia e Pedagogos para quê? p. 26. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

_____________. J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström. Escola Nova: Caminhos para sua Realização. Edusp, 1978

PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. p. 39. Editora Summus, 1976.

SUMNER, William Graham et al. Folkways: A Study of the Sociological Importance of Usages, Manners, Customs, Mores, and Morals. p. 630. Ginn and Company, 1906.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.