Abstract
O método de ensino tradicional, presente na maioria das Instituições de Ensino Superior - IES é tido como um sistema rígido de ensino, onde há somente uma troca de informação unilateral. Em outras abordagens, uma metodologia ativa possibilita uma interação entre os sujeitos em diferentes cenários, criando uma contextualização capaz de aplicar diversos conceitos. Nesse contexto, a utilização da música no cenário da educação possibilita ganhos para o desenvolvimento crítico e reflexivo dos educandos e, no contexto da educação em saúde, traz benefícios na elucidação da prevenção e promoção de doenças. Com a construção deste trabalho procuramos descrever a construção de uma paródia musical como recurso educativo durante a pandemia pelo coronavírus. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência com a utilização da paródia musical como recurso educativo, através da disseminação pelas redes sociais durante o enfrentamento da pandemia do Coronavírus Disease 2019 (COVID-19) pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Interprofissional (PET-Saúde Interprofissionalidade). A paródia publicada na rede social Instagram foi bem aceita pelo público dos quais teceram comentários sobre a criatividade, alegria e importância da temática sobre a prevenção do coronavírus. A utilização desse recurso possibilitou uma aprendizagem ativa com uma disseminação mais abrangente a todos os públicos, possibilitando uma educação em saúde eficaz capaz de influenciar na mudança de hábitos, promovendo saúde e prevenindo doenças no contexto pandêmico de saúde.
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