Abstract
Introdução: A formação dos profissionais na área da saúde deve ser pautada em diretrizes e estratégias didáticas que garantam a inserção no mundo do trabalho com foco em uma assistência integral. Objetivo: Identificar na literatura nacional a produção de estudos, nos últimos dez anos, que tratam do processo de ensino e aprendizagem com foco nas ferramentas de gestão em saúde. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada no mês de agosto de 2023, com buscas na base de dados do Lilacs, sendo utilizados os descritores: “ensino-aprendizagem”, “gestão em saúde” e “ferramentas”. Para a elaboração da pesquisa foram selecionados os estudos produzidos nos últimos 10 anos. Resultados: Foram selecionados quatro artigos que apontaram com maior prevalência de publicação para o ano de 2013, o delineamento mais utilizado foi o relato de experiência e as ferramentas de gestão em saúde mais abordadas nos estudos foram: os métodos ativos de ensino-aprendizagem, a gestão participativa, o fortalecimento do estagio curricular e o incentivo na integração entre o ensino, serviço e a comunidade. Conclusão: Existem poucos estudos que abordam o tema, sendo evidente que as instituições de ensino ainda precisam intensificar a qualificação dos preceptores para que as ferramentas de gestão em saúde sejam incorporadas ao processo de ensino-aprendizagem e potencializem a formação dos profissionais da saúde para um cuidado integral.
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