Abstract
O presente artigo teve como objetivo geral problematizar a educação no sistema carcerário como ponto de partida para a ressocialização dos recuperandos e sua reinclusão social. Delimitaram-se como objetivos específicos: abordar a evolução das penas, tendo como foco a culminação na pena privativa de liberdade; analisar os problemas encontrados para a aplicação do que está previsto na Lei de Execução Penal (LEP); identificar os fatores que levam a dessocialização do preso e como isso influencia no seu retorno à sociedade e nos índices de reincidência. Dessa forma, o escopo de trabalhar com esta temática surgiu por se tratar de um assunto recorrente no seio da sociedade, causando discussões no meio sócio-político, bem como das ciências jurídicas e gerando muitas polêmicas. O panorama teórico que ora se delineia foi direcionado por uma proposta metodológica exploratória e dedutiva, a partir de informações relativas ao tema abordado. Sob a perspectiva de sua natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada, com procedimentos técnicos bibliográficos. A valorização do preso como pessoa humana, mesmo no cárcere, é um dos caminhos para que haja uma recuperação de suas condutas delituosas. A partir do momento que se mostre ao apenado que ainda é possível sonhar, dando a ele a oportunidade de, quando posto em liberdade, possa ser reintegrado à sociedade, estaremos contribuindo com a diminuição das taxas de reincidências.
References
ACHUTTI, Daniel. Justiça Restaurativa e Abolicionismo Penal: Contribuições para um novo modelo de administração de conflitos no Brasil. 2ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2016.
ASSIS, Rafael Damaceno de. A realidade atual do sistema penitenciário Brasileiro. Disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos908/a-realidade-atual/a-realidadeatual.shtml//. Acesso em: 03 set 2023
BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2012.
BITENCOURT. Cezar Roberto. Código Penal Comentado. 7ª ed. Saraiva. 2019.
BRASIL. Infopen - Levantamento Nacional de Informações Penitenciária. 2ª edição. Brasília: Ministério da Justiça e Segurança Pública, 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, Getúlio Vargas, Francisco Campos. 1988.
BRASIL. Lei 7.210, de 11 de julho de 1984. Lei de Execução Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, Getúlio Vargas, Francisco Campos. 1984.
CARVALHO. Salo de. Antimanual de criminologia. 6ª ed. Revista e ampliada. Editora Saraiva, 2020.
CASTRO, Arthur Pereira de Oliveira. A crise no sistema penitenciário brasileiro. Conteúdo Jurídico, Brasília-DF: 2019.
DEPEN. Departamento Penitenciário Nacional. Disponível em: http://www.justica.gov.br/noticias/mj-divulgara-novo-relatorio-do-infopen nestatercafeira/relatorio-depen-versao-web.pdf Acesso em: 02 mar. 2023.
DOROTEU, L. R. et al. O acesso à Educação Superior do preso em regime fechado através do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade. Revista Projeção, Direito e Sociedade, v 8, n. 2, p. 13-24, 2017.
ELIAS, F.; PSCHEIDT, A. C. G. A (in)aplicabilidade do princípio da dignidade da pessoa humana frente a maternidade no sistema prisional brasileiro. Academia de Direito, [S. l.], v. 3, p. 737–762, 2021.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
GOMES, Monique Ribeiro de Carvalho. Políticas Públicas para egressos do Sistema Prisional como Instrumento de inclusão social. 130 f. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
LEMES, M. M.; ASSIS, A. O acesso à educação superior de pessoas em privação de liberdade no Brasil. Revista Educação E Emancipação, v.16, n.1, 2023.
MIRABETE, Julio Fabbrini. Execução Penal. São Paulo: Atlas, 2020.
NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. parte geral: parte especial. 6ª.ed. rev, atual. e ampl. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2019.
NUNES, Adeildo. Da Execução penal. 3° ed. Rio de Janeiro. Ed. Forense, 2018.
PRADO, Luiz Régis. Teoria dos Fins da Pena: Breves Reflexões, 2019
RIBEIRO, Ivan Luiz Silva; ALBUQUERQUE, Antônio Bacelar. O Sistema Prisional Brasileiro e a Dignidade da Pessoa Humana. Observatorio de las Ciencias Sociales en Iberoamérica. Vol. 4 Núm. 2 2023.
SERRANO, P. J.; SANTOS, R. P; SILVA, S. F. Sistema prisional brasileiro e a educação como instrumento de ressocialização do preso. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, v. 38, n. 2, p. 265–278, 2022.
ZAFFARONI, Eugenio Raul; PIERANGELI, José Henrique. Manual de Direito Penal brasileiro. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Caio Magno Bacelar Meira, Carlos Eduardo dos Santos Filho, Márcio Costa Brito Ribeiro