A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING PARA A MELHORIA DE DESEMPENHO DOS COLABORADORES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
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Keywords

Comunicação interna
clima organizacional
motivação

How to Cite

Lodi, A. P., Canola, G. A., & Guimarães, M. E. (2023). A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING PARA A MELHORIA DE DESEMPENHO DOS COLABORADORES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. REVISTA FOCO, 16(11), e3492. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-205

Abstract

O endomarketing é uma poderosa estratégia voltada para o fortalecimento da relação entre a empresa e seus colaboradores, buscando engajá-los e motivá-los de forma a alcançar os objetivos organizacionais de maneira mais eficaz. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do endomarketing como ferramenta de motivação do cliente interno nas organizações. Dessa forma, com objetivo de analisar o impacto do endomarketing como uma estratégia de gestão de pessoas para melhoria do desempenho dos colaboradores, visando identificar como essa estratégia pode ser utilizada de forma efetiva para influenciar positivamente, auxiliando no alcance das metas, motivação e dos resultados globais da empresa. A pesquisa baseou-se em um estudo de caso, aplicando um questionário que demonstra a importância das atividades de endomarketing que possuem na organização. A situação analisada é em uma empresa do segmento de tecnologia de software que tem um forte compromisso com a satisfação e engajamento de seus colaboradores. Através de ações como comunicação interna eficiente, programas de reconhecimento, incentivos e capacitação profissional. O objetivo principal desta pesquisa foi definir e descrever o conceito de endomarketing na empresa analisada, enfatizando que ele se trata de uma estratégia destinada a aprimorar o desempenho dos colaboradores. A pesquisa buscou mostrar que o endomarketing é uma abordagem eficaz para influenciar positivamente as pessoas, com a finalidade de contribuir para o alcance dos objetivos globais da organização. Portanto, os resultados do questionário destacaram a eficácia significativa do endomarketing e seu valor para a empresa, com evidências que o endomarketing é uma estratégia essencial para as organizações que desejam uma vantagem competitiva sustentável para obter sucesso no mercado atual altamente competitivo.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-205
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