O SIGNIFICADO DAS DIMENSÕES AFETIVAS E EMOCIONAIS NAS INTERAÇÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Ensino-aprendizagem
conhecimento
emoções
afetividade

How to Cite

Leão, D. S., Falabelo, R. N. de O. F., & Ramos, S. de J. D. (2023). O SIGNIFICADO DAS DIMENSÕES AFETIVAS E EMOCIONAIS NAS INTERAÇÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA. REVISTA FOCO, 16(11), e3477. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-204

Abstract

Apresenta-se, neste artigo, uma síntese teórica, de um estudo maior, sobre a interação conhecimento, emoções e afetividade no ensino aprendizagem dos conteúdos escolares no ensino fundamental menor. Toma-se como referencial a abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano, segundo a qual, a vida psíquica, entrelaçada aos aspectos emocionais, afetivos e intelectuais, constitui uma única unidade do funcionamento mental humano. As funções psicológicas devem ser examinas como constituídas e transformadas no âmago das relações sociais, mediadas pela cultura e pela evolução do processo histórico. A importância de se fazer essa discussão deve-se à necessidade de mostrar a vida emocional e afetiva como constitutiva de um todo um processo enraizado na cultura e nas relações sociais. Ainda, trazer elementos analíticos que apresentam os indícios de indissociável interação entre conhecimento, emoção e afetividade e chamar a atenção para a importância de se considerar essa interação no processo de ensino-aprendizagem nas classes do ensino fundamental.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-204
PDF (Português (Brasil))

References

FALABELO, R. N. O. A indissociável inter-relação afetividade e cognição nos processos de leitura e escrita na educação de jovens e adultos. Piracicaba: UNIMPE/SP, 2005 (Tese de Doutorado).

OLIVEIRA, M. K. O problema da afetividade em Vygotsky, em La Taille, Y Dantas, H., Oliveira, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1992.

PINO, A. (mimeo) Afetividade e vida de relação. Campinas, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, (Mimeio).

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

_____________ O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

_______________A Formação Social da mente; o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Dionéia Sanches Leão, Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo Falabelo, Sirlane de Jesus Damasceno Ramos