DA ECOLOGIA DE SABERES À CRUEL PEDAGOGIA DO VÍRUS NA REALIDADE PANDÊMICA: UMA REFLEXÃO ACERCA DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL DE CRIANÇAS E ADOLECENTES
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Keywords

Ecologia de sabers
cruel pedagogia do virus
exclusão
educação
pandemia da COVID-19

How to Cite

Leite, A. de C. M., & Brandão, M. B. F. (2023). DA ECOLOGIA DE SABERES À CRUEL PEDAGOGIA DO VÍRUS NA REALIDADE PANDÊMICA: UMA REFLEXÃO ACERCA DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL DE CRIANÇAS E ADOLECENTES. REVISTA FOCO, 16(11), e3398. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-208

Abstract

A pandemia da COVID-19 provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e reconhecida como pandemia pela Organização Mundial da Saúde consiste em uma crise sanitária sem precedentes que emergiu na China e em questão de semanas atingiu nível mundial. Com a chegada do vírus, diversas foram as mudanças ocorridas no mundo, dentre elas, o fechamento dos estabelecimentos de ensino como forma de conter sua propagação. O presente trabalho objetiva analisar de que forma as crianças e adolescentes foram afetadas em sua formação escolar durante o período da pandemia, com especial atenção à maneira não homogênea com que o vírus afeta as pessoas em suas vicissitudes existenciais, de classe, raça e gênero. Boaventura de Sousa Santos discute sobre o pensamento abissal da epistemologia moderna ocidental, em que conduz ao pensamento da predominância e hierarquização de determinados grupos na contemporaneidade frutos de processos discriminatórios. Dentre seus contributos teóricos, encontram-se as teorias da ecologia de saberes e da cruel pedagogia do vírus.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-208
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