DOS TEMPOS HISTÓRICOS E DA EDUCAÇÃO PERCURSO FORMATIVO PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
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Keywords

Historicidade
história
educação

How to Cite

Braz, J. C. de A., de Freitas, A. P., Machado, J. H. R., Vicente, H. A., Queija, C. C. S., da Silva, D. F. F., Rocha, J. da S., & Ribeiro, L. A. de C. (2023). DOS TEMPOS HISTÓRICOS E DA EDUCAÇÃO PERCURSO FORMATIVO PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. REVISTA FOCO, 16(11), e3377. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-037

Abstract

O presente artigo é resultante das reflexões propostas pela disciplina eletiva Educação e Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFG/Regional. Não se pretende, portanto, fazer uma análise aprofundada do tema abordado, mas evidenciar a importância de percorrer os fios que possibilitam a compreensão da educação em um fazer histórico, no qual esta se enlaça à constituição do homem ao mesmo tempo em que se modifica e propõe mudanças. Para tanto, evidencia-se, de forma panorâmica, narrativas históricas da incursão/do estar do homem no mundo e os modos pelos quais a educação se apresenta em cada momento, percebendo-a num movimento constitutivo da subjetividade. Para trilhar este percurso serão apontadas ideias de autores como B. Suchodolski (2004), F. Cambi (1999), J. Le Goff (1993).

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-037
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