CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS CONDIÇÕES PÓS-COVID: CONTRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Síndrome Pós-COVID-19 Aguda
Equipe de Saúde Multidisciplinar
atenção primária à saúde
atenção especializada
troca de conhecimento

How to Cite

Dors, J. B., Maestri, E., Galvan, A. C. L., Candido, T. F. S., Arisi, G. da S. A., Soresina, L. J., Friestino, J. K. O., & Bitencourt, J. V. de O. V. (2023). CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS CONDIÇÕES PÓS-COVID: CONTRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA. REVISTA FOCO, 16(11), e3375. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-049

Abstract

Analisar as contribuições da equipe multiprofissional de um Centro Especializado de Reabilitação para a construção do conhecimento nas condições pós-covid. Pesquisa Convergente Assistencial desenvolvida em um Centro Especializado de Reabilitação de um município do Oeste de Santa Catarina, no período de março a maio de 2022, os participantes foram profissionais da equipe multiprofissional com vivência na atenção à saúde de indivíduos com condições pós-covid. Para a análise, seguiu-se os procedimentos do método de pesquisa: apreensão e interpretação, esta última se divide em: síntese, teorização e transferência. Destacou-se como resultados a discussão do manuscrito a organização do conhecimento sobre os sinais e sintomas presentes na atenção ao indivíduo com condição pós covid estando estes sintomas descritos ou não na literatura; a importância do trabalho coletivo, multiprofissional e com participação ativa do pesquisador cujo método favoreceu a promoção do aprofundamento teórico científico junto ao grupo de convergência, bem como, a importância da parceria entre serviço e academia. Enfatiza-se a fortaleza que se inscreve na construção do conhecimento a partir das vivências de uma equipe multiprofissional na atenção às condições pós-covid, por tratar-se de uma condição de saúde recente. Há lacunas na literatura, e a união de esforços entre serviço e academia fomenta positivamente a sistematização de subsídios com potencial para a produção de uma tecnologia educativa, cuja finalidade é aperfeiçoar profissionais que estão acolhendo a estes indivíduos cotidianamente na Atenção Primária à Saúde. 

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-049
PDF (Português (Brasil))

References

AIYEGBUSI, O. L. et al. Symptoms, complications and management of long COVID: a review. Journal of the Royal Society of Medicine, v. 114, n. 9, p. 428–442, set. 2021.

BITENCOURT, J. V. de. O. V. et al. NURSE’S PROTAGONISM IN STRUCTURING AND MANAGING A SPECIFIC UNIT FOR COVID-19. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 29, p. e20200213, 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? [s.l.] Ms, 2018.

CC BY 3.0 Deed | Attribution 3.0 Unported | Creative Commons. Disponível em: <https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/>. Acesso em: 18 out. 2023.

CEBAN, F. et al. Fatigue and cognitive impairment in Post-COVID-19 Syndrome: A systematic review and meta-analysis. Brain, Behavior, and Immunity, v. 101, p. 93–135, mar. 2022.

CHI, W.-Y. et al. COVID-19 vaccine update: vaccine effectiveness, SARS-CoV-2 variants, boosters, adverse effects, and immune correlates of protection. Journal of Biomedical Science, v. 29, n. 1, p. 82, 15 out. 2022.

DUTRA, B. K. et al. Contribuição da pesquisa convergente assistencial para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. Revista Enfermagem UERJ, v. 29, p. e59821, 10 nov. 2021.

FUGAZZARO, S. et al. Rehabilitation Interventions for Post-Acute COVID-19 Syndrome: A Systematic Review. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 9, p. 5185, 24 abr. 2022.

GALLEGOS, M. et al. ¿Qué es el síndrome pos-COVID-19? Definición y actualización. Gaceta Médica de México, v. 158, n. 6, p. 8970, 20 out. 2022.

GARCIA, S. DE O. et al. Integração ensino-serviço: experiência potencializada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Eixo Educação Permanente. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, p. e180540, 26 ago. 2019.

HACHUL, D.; ALMEIDA, T.; SCANAVACCA, M. Disautonomias Pós-COVID: Importância do Reconhecimento Precoce e da Implementação de Programas de Recuperação. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 120, n. 3, p. e20230110, 20 mar. 2023.

ICD-11 for Mortality and Morbidity Statistics. Disponível em: <https://icd.who.int/browse11/l-m/en#/http://id.who.int/icd/entity/2024855916>. Acesso em: 18 out. 2023.

LANES T.C, ALMEIDA A.C.C, COSTA A.K.V, BUHRING J.M.K, FIGUEREDO M.A, LIMA P.A, VILLAGRAN C.A. Uso de tecnologias educativas no programa de saúde na escola: relato de experiência. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem. 2023 [cited 2023 Set 23]; 13(41): 668–680. DOI: https://doi.org/10.24276/rrecien2023.13.41.668-680.

LUTCHMANSINGH, D. D. et al. A Clinic Blueprint for Post-Coronavirus Disease 2019 RECOVERY. Chest, v. 159, n. 3, p. 949–958, mar. 2021.

MALIK, P. et al. Post‐acute COVID‐19 syndrome (PCS) and health‐related quality of life (HRQoL)—A systematic review and meta‐analysis. Journal of Medical Virology, v. 94, n. 1, p. 253–262, jan. 2022.

NASCIMENTO, C. C. L. D. et al. Educação permanente em sala de imunização: elaboração de manual de normas e rotinas. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e176985601, 29 jun. 2020.

NÚÑEZ HERRERA, A. DE LA C. et al. Resultados de la capacitación sobre la COVID-19. Universidad de Ciencias Médicas de Cienfuegos, 2020. Medisur, p. 396–403, 2020.

PERES, A.C. Dias que nunca terminam: sintomas persistentes relacionados à Síndrome Pós-COVID-19 surpreendem pacientes e pesquisadores. Radis, n. 218, 2020. [cited 2023 Jul 25]. Available from: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/45018/2/DiasNuncaTerminam.pdf.

PINTO, M. et al. Post-Acute COVID-19 Rehabilitation Network Proposal: From Intensive to Extensive and Home-Based IT Supported Services. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 24, p. 9335, 14 dez. 2020.

SILVA, A. M. D.; FERREIRA, C. B. DESAFIOS E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS POR ENFERMEIROS NA ASSISTÊNCIA ÀS PESSOAS COM SÍNDROME PÓS-COVID-19. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 32, p. e20230018, 2023.

TRENTINI, M. et al. Convergent care research and its qualification as scientific research. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 74, n. 1, p. e20190657, 2021.

TRENTINI, M.; PAIM, L.; SILVA, D. M. G. V. D. O MÉTODO DA PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL E SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 26, n. 4, 8 jan. 2018.

TONG, A.; SAINSBURY, P.; CRAIG, J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. International Journal for Quality in Health Care, v. 19, n. 6, p. 349–357, 16 set. 2007.

WATSON, O. J. et al. Global impact of the first year of COVID-19 vaccination: a mathematical modelling study. The Lancet Infectious Diseases, v. 22, n. 9, p. 1293–1302, set. 2022.

WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard. Disponível em: <https://covid19.who.int>. Acesso em: 18 out. 2023.

WOLF, S.; KOSS, I.; ERDÖS, J. Possible long COVID healthcare pathways: a scoping review. BMC Health Services Research, v. 22, n. 1, p. 1076, 23 ago. 2022.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Juliana Baldissera Dors, Eleine Maestri, Agatha Carina Leite Galvan, Thamirys Fernanda Santos Candido, Geovanessa da Silva Antunes Arisi, Letícia Jesus Soresina, Jane Kelly Oliveira Friestino, Júlia Valéria de Oliveira Vargas Bitencourt