A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
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Keywords

Monitoria
ensino-aprendizado
medicina

How to Cite

Silva, I. S., & Silva , R. P. M. (2023). A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. REVISTA FOCO, 16(11), e3374. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-092

Abstract

Introdução: O processo de ensino-aprendizagem passa as vezes pela quebra de barreiras como comunicação, falta de interesse, dificuldade de relacionamento, falta de dedicação aos estudos, capacitação docente, entre outros. A monitoria é utilizada como forma de motivar e incentivar o estudo e ter como consequência sucesso no rendimento escolar. O objetivo desse estudo é verificar a importância do Programa de monitoria para os alunos de Medicina a partir do processo de ensino-aprendizagem. Desenvolvimento: Foi aplicado um questionário a 69 alunos do primeiro, segundo e quarto período do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre-UFAC questionado a importância da monitoria no seu aprendizado através da aplicação de um questionário estruturado com cinco perguntas. Como resultados temos que 62,31% dos alunos acham que a monitoria interfere muito no seu desenvolvimento escolar, a monitoria do curso de Medicina foi avaliada como boa por 47,83%. A monitoria melhora a relação docente/discente é vista por 84,06% do alunos. Em relação ao aprendizado 97,10% responderam que a monitoria facilita no aprendizado e 98,55% acham que é importante que as disciplinas do curso de Medicina tenham monitoria. Conclusão: A monitoria é uma grande ferramenta no processo ensino aprendizagem como foi verificado através das respostas positivas dos alunos monitorados sendo um espaço de aprendizagem tanto para o monitor como para o aluno monitorado, favorecendo o seu crescimento pessoal, acadêmico e profissional.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-092
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