A INCLUSÃO ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE COMBATE AO PRECONCEITO
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Keywords

Educação inclusiva
inclusão escolar
sexualidade
direitos humanos
psicologia social

How to Cite

Guimarães, W. (2023). A INCLUSÃO ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE COMBATE AO PRECONCEITO. REVISTA FOCO, 16(11), e3311. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-010

Abstract

Este artigo aborda a importância da inclusão e do suporte para estudantes homossexuais no ambiente escolar, enfatizando a escola como um espaço vital para explorar e entender aspectos diversos da vida, incluindo a sexualidade. Como forma de explorar esses elementos, esta pesquisa investigou as experiências de casais do mesmo gênero em uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul no Brasil, buscando entender suas vivências anteriores e desafios, especialmente em relação à escolarização. Enfatiza-se a importância de se construir redes de apoio para ajudar a enfrentar e resistir ao preconceito e discriminação, argumentando que esses vínculos vão além das conexões interpessoais e servem como redes de suporte, fortalecimento e resistência. Finalmente, destaca-se a necessidade de combater a violência homofóbica e promover a inclusão efetiva, o que beneficia não apenas os estudantes homossexuais, mas toda a comunidade escolar, ao cultivar um ambiente de respeito, empatia e diversidade.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-010
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