FRAMEWORK DE MODELO ANALÍTICO DE NEGÓCIO PARA EMPRESAS DATA-DRIVEN
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Analytics economy
competição analítica
vantagem analítica
modelo analítico de negócio

How to Cite

Lima, J. J. de M., & Redaelli, E. J. (2023). FRAMEWORK DE MODELO ANALÍTICO DE NEGÓCIO PARA EMPRESAS DATA-DRIVEN. REVISTA FOCO, 16(11), e3095. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-115

Abstract

Esta pesquisa, de natureza qualitativa, propõe um framework de modelo analítico de negócio desenvolvido a partir de revisão narrativa da literatura sobre aspectos relevantes para a ideação de modelos de negócio baseados em análise de dados para embasar a competição analítica de empresas data-driven. O framework proposto aborda um conjunto de fundamentos de gestão logicamente inter-relacionados, integrados de forma sistêmica e coerentes com uma filosofia organizacional baseada em análise de dados para a tomada de decisão estratégica, de modo a gerar vantagem analítica para que as empresas obtenham vantagem competitiva sustentável. Tem sua estrutura formada pelos seguintes componentes: Propósito Analítico, Cultura Data-Driven, Gestão Estratégica Baseada em Dados e Abordagem Analítica de Processos e Projetos. A principal contribuição desta pesquisa é de natureza teórico-gerencial e permite a identificação dos fatores que influenciam na ideação de um modelo de negócio com foco em análise de dados para tomadas de decisão estratégica que gerem vantagem analítica e, por consequência, vantagem competitiva sustentável em negócios. Como sugestões de estudos futuros indica-se a operacionalização do framework proposto em um modelo detalhado e sua aplicação às empresas intensivas em conhecimento para sua validação no contexto econômico da Competição Analítica.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-115
PDF (Português (Brasil))

References

AAGAARD, A. Sustainable business models: Innovation, implementation and success. Cham: Palgrave McMillan, 2019.

AMIT, R.; ZOTT, C. Business model innovation strategy: Transformational concepts and tools for entrepreneurial leaders. Hoboken: John Wiley & Sons, 2020.

BOCK, A. J.; GEORGE. G. The business model book: Design, build and adapt business ideas that drive business growth. Harlow: Pearson Education, 2018.

BRUCE, P.; BRUCE, A. Estatística prática para cientistas de dados: 50 conceitos essenciais. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

DAVENPORT, T. H.; HARRIS, J. G. Competição analítica: Vencendo através da nova ciência. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

DEMING, W. E. A nova economia para a indústria, o governo e a educação. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

GARTNER GROUP. Gartner magic quadrant (2023). Disponível em: <https://www.gartner.com/en/research/methodologies/magic-quadrants-research>. Acesso em: 10 set. 2023.

JOLY, H.; LAMBERT, C. O coração do negócio: Princípios de liderança para uma nova era do capitalismo. Rio de Janeiro: Sextante, 2022.

KAUSHIK, A. Web analytics 2.0: A arte das análises de web e a ciência do foco no cliente. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.

LEOPOLDO, J. F. knowledge management and intensive knowledge organizations: A systematic review. Gestão e Conhecimento, v. 13, n. 1, 2019.

LIMA, J.; REDAELLI, E. Modelo de maturidade em competição analítica. Foco, v. 16, n. 5. p. e1897, 2023a.

LIMA, J.; REDAELLI, E. Competição analítica: Um modelo de gestão de negócios para a inovação e a criação de valor para as empresas. 2. ed. Curitiba: Appris, 2023b.

PORTER, M. Vantagem competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

PROVOST, F.; FAWCETT, T. Data science para negócios: O que você precisa saber sobre mineração de dados e pensamento analítico de dados. Rio de Janeiro: Alta books, 2016.

RAVITCH, S. M.; RIGGAN, M. Reason & rigor: How conceptual framework guide research. 2nd. ed. Thousand Oaks: Sage, 2016.

REDAELLI, E.; LIMA, J. Vantagem analítica: Como mapear tendências e utilizar análise de dados para obter vantagem competitiva nos negócios. Curitiba: Appris, 2023.

ROSENZWEIG, P. O efeito halo e outros oito delírios empresariais que enganam os executivos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.

ROTHER, E. T. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, p. v-vi, 2007.

SCHEIN, E. H. Cultura organizacional e liderança. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2022.

SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, socialismo e democracia. São Paulo: Unesp, 2017.

SHARDA, R.; DELEN, D.; TURBAN, E. Business intelligence e análise de dados para gestão do negócio. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.

SINGH, H. Project management analytics: A data-driven approach to making rational and effective Project decisions. Old Tappan: Pearson FT, 2015.

YASEEN, S. G. Digital economy, business analytics, and big data analytics applications. Cham: Springer, 2022.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 José Jerônimo de Menezes Lima, Emir José Redaelli