Abstract
Objetivamos analisar a organização do jogo nos ciclos de escolarização da Educação Física de Pernambuco. Elegemos referências alinhadas com o aporte teórico do objeto investigado, fundamentando-o e, materializamos uma pesquisa documental que teve como fontes de dados os documentos curriculares oficiais para descrição e análise das categorias. Ficou explícito que a Educação Física Crítico-Superadora os ciclos de escolarização são uma estrutura de organização dos conteúdos de ensino-aprendizagem no tempo-espaço escolar. O jogo requer uma visão de totalidade, rigorosa, de conjunto ao identificar, interpretar, compreender e explicar o fenômeno e suas manifestações, visando a formação nos estudantes das representações, generalizações, regularidades teóricas em ciclos de escolarização.
References
ANJOS, R. E.; DUARTE, N. A. Adolescência inicial: comunicação íntima pessoal, atividade de estudo e formação de conceitos. In: MARTINS, L. M.
ABRANTES, A. A. FACCI, M. G. D. (Orgs.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2017.
ASBAHR, F.S.F. Idade escolar e atividade de estudo: educação, ensino e apropriação dos sistemas conceituais. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, Â. A.;
FACCI, M. G. D. (Orgs.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2017.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. São Paulo: Saraiva, 1996.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
DAVYDOV, V. V. Tipos de generalização no ensino. Havana: Pueblo y Educación, 1982.
________. O ensino escolar e o desenvolvimento psíquico. Editorial Progresso, 1988.
ELKONIN, D. B. Sobre o problema da periodização do desenvolvimento psíquico na infância. In: DAVIDOV, V. V.; SHUARE, M. (Orgs.). La psicologia evolutiva y pedagogica en la URSS: antologia. Moscú: Editorial Progreso, 1987, p. 104-124.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.
LEAL, Z. R. G.; MASCAGNA, G. C. Adolescência: trabalho, educação e formação omnilateral. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, Â. A.; FACCI, M. G. D. (Orgs.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2017.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
________. Uma contribuição à teoria da psique infantil. Em L. S. Vigotski, A. R. Luria & A. N. Leontiev. In: Linguagem, desenvolvimento, aprendizagem (pp.59-83). São Paulo: Ícone, 2010.
LORENZINI, A. R. Conteúdo e método da educação física escolar: Contribuições da pedagogia histórico-crítica e da metodologia crítico superadora no trato com a ginástica. Tese (Doutorado em educação física) - Faculdade de educação. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2013.
MARSIGLIA, A. C. G. Contribuições para os fundamentos teóricos da prática pedagógica histórico-crítica. In: MARSIGLIA, Ana Carolina G. (Org.). Infância e Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
MARTINS, L.M. Desenvolvimento do pensamento e Educação Escolar: Etapas de formação de conceitos à luz de Leontiev e Vigotski. Fórum linguistic. Florianópolis, v.13, n.4, p.1572-1586, out/dez. 2016.
MELO, F. D. A; LAVOURA, T. N; TAFFAREL, C. N. Z. Ciclos de escolarização e sistematização lógica do conhecimento no ensino crítico-superador da educação física: Contribuições da teoria da atividade. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.10 – 2020.
PERNAMBUCO. Governo do Estado. Secretaria de Educação. Orientações teóricas- metodológicas - EDUCAÇÃO FÍSICA – ensino fundamental e ensino médio. Recife: SEDE-PE, 2010.
_________. Parâmetros curriculares de Pernambuco: Educação Física. Recife: SEDE-PE, 2013.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2013.
TAVARES, M. e SOUZA JÚNIOR, M. O jogo como conteúdo de ensino para a prática pedagógica da Educação Física na escola. In TAVARES. M. (Org.) et al. Prática pedagógica e formação profissional na Educação Física: reencontros com caminhos interdisciplinares. Recife, 2006, p. 69-75.
VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor, 1996.
________. Obras escogidas. Madri: A. Machado Libros, 2001. Tomo II.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Sabryna Santana Lopes, Ana Rita Lorenzini