EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ÂMBITO ESCOLAR: UM ESTUDO DE REVISÃO INTEGRATIVA
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação matemática
educação financeira
alfabetização financeira
educação básica
práticas pedagógicas

How to Cite

dos Santos, J. C. A. (2023). EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ÂMBITO ESCOLAR: UM ESTUDO DE REVISÃO INTEGRATIVA. REVISTA FOCO, 16(11), e2789. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-083

Abstract

O presente estudo tem como objetivo, apresentar um mapeamento de produções científicas nacionais e internacionais sobre a importância da Educação Financeira no âmbito do Ensino Fundamental, ressaltando o papel do professor nesse processo e pontuando algumas estratégias que podem ser utilizadas, visando a alfabetização financeira no ambiente escolar. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura integrativa entre o meses de julho e agosto de 2023. No que se referem às bases, as publicações foram coletadas nas seguintes bases de dados: 1) Education Resources Information Center (ERIC) e Periódicos CAPES. A busca nas bases de dados identificou 4419 artigos: 155 capturados pela CAPES e 4264 na base ERIC. Após a análise de títulos e resumos, 46 artigos foram selecionados para a leitura na integra. Com base nos critérios de inclusão e exclusão do presente estudo foram selecionados artigos 10 para a amostra final. De acordo com os resultados, fica evidente a escassez da educação financeira nas escolas, evidenciando falta de capacitação para os professores. Ressalta-se que, o emprego de métodos criativos como teatro e histórias em quadrinho entre outros, mostram-se com potencial para tornar aprendizado o financeiro mais atrativo. Entretanto, o professor é fundamental na integração da educação financeira, necessitando de capacitação contínua. Desse modo, evidencia-se que integração abrangente da educação financeira é urgente, exigindo colaboração entre educadores, pesquisadores e formuladores de políticas.

https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-083
PDF (Português (Brasil))

References

AMAGIR, A.; GROOT, W.; MAASSEN VAN DEN BRINK, H.; WILSCHUT, A. A review of financial-literacy education programs for children and adolescents. Citizenship, Social and Economics Education, v. 17, n. 1, p. 56-80, 2018.

BARBOSA, N. M.; SARLO, J. C.; SANTOS, E. C. Experimentação didática com o auxílio da pedagogia de projetos: o teatro como recurso lúdico visando à integração da educação financeira nas aulas de matemática. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 7, n. 3, p. 1528-1554, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.

BRUHN, M.; DE SOUZA LEÃO, L.; LEGOVINI, A.; MARCHETTI, R.; ZIA, B. The impact of high school financial education: Evidence from a large-scale evaluation in Brazil. American Economic Journal: Applied Economics, v. 8, n. 4, p. 256-295, 2016.

CORDEIRO, N. J. N.; MAIA, M. G. B.; SILVA, C. B. P. O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização. TANGRAM-Revista de Educação Matemática, v. 2, n. 1, p. 03-20, 2019.

CREMA, A.; AMADO, P. Educação Financeira: um estudo multicasos sobre a adequação de algumas escolas e a percepção de seus coordenadores pedagógicos. Revista de Educação Matemática (REMat), v. 18, p. 1-18, 2021.

FAVERI, D. B.; KROETZ, M.; VALENTIM, I. Educação financeira para crianças. Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review), v. 14, n. 7, p. 10899-10909, 2023.

FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. 3. Ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.

FRIEDLINE, T.; BATTY, M.; COLLINS, J. M.; ODDERS-WHITE, E.; LOKE, V.; CHOI, L.; EMMONS, W. R. Creating Financial Capability in the Next Generation: An Introduction to the Special Issue. Journal of Consumer Affairs, v. 49, p. 267-298, 2015.

FRISANCHO, V. The impact of school-based financial education on high school students and their Teachers. Experimental evidence from Peru, 2018.

HENDERSON, G. E.; BEACH, P.; COOMBS, A. Financial literacy education in Ontario: An exploratory study of elementary teachers’ perceptions, attitudes, and practices. Canadian Journal of Education, v. 44, n. 2, p. 308-336, 2021.

ITERBEKE, K.; DE WITTE, K.; DECLERCQ, K.; SCHELFHOUT, W. The effect of ability matching and differentiated instruction in financial literacy education. Evidence from two randomised control trials. Economics of Education Review, v. 78, p. 101949, 2020.

JAYARAMAN, J. D.; JAMBUNATHAN, S.; ADESANYA, R. Preparedness of early childhood teachers to teach financial literacy: evidence from the US. Education 3-13, v. 50, n. 8, p. 1121-1136, 2022.

KAISER, T.; LUSARDI, A.; MENKHOFF, L.; URBAN, C. Financial education affects financial knowledge and downstream behaviors. Journal of Financial Economics, v. 145, n. 2, p. 255-272, 2022.

KAISER, T.; MENKHOFF, L. Financial education in schools: A meta-analysis of experimental studies. Economics of Education Review, v. 78, p. 101930, 2020.

LO BIONDO-WOOD, G.; HABER, J. Pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação crítica e utilização. 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto-enfermagem, v. 17, p. 758-764, 2008.

OCDE. Measuring financial literacy: Core questionnaire in measuring financial literacy: Questionnaire and guidance notes for conducting an internationally comparable survey of financial literacy. 2011.

OCDE. Organisation for economic co-operation and development. National strategies for financial education. OECD/INFE policy handbook. 2015.

OCDE. Supplementary questions: Optional survey questions for the OECD INFE financial literacy core questionnaire. 2012.

OLIVEIRA, N. S.; LELLIS, I. L.; BARILLAS, M. D. G. Crenças docentes sobre alfabetização econômica: desafios e perspectivas no contexto da educação infantil. Ensino em Revista, v.30, p. 1-26, 2023.

POLIT, D. F.; BECK, C.T.; HUNGLER, B. P. Lehrbuch Pflegeforschung. Huber, 2004.

PUGLIESE, G. STEM education-um panorama e sua relação com a educação brasileira. Currículo sem fronteiras, v. 20, n. 1, pág. 209-232, 2020.

RODRIGUEZ-RAGA, S.; MARTINEZ-CAMELO, N. Game, guide or website for financial education improvement: Evidence from an experiment in Colombian schools. Journal of Behavioral and Experimental Finance, v. 33, p. 100606, 2022.

SANTOS, L. T. B.; PESSOA, C. A. S. Temáticas de educação financeira escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: como são apresentadas em livros didáticos de matemática?. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 2, p. 191-213, 2020.

SILVA, S. H.; JÚINIOR, A. G. M. Planos de Aula em Educação Financeira: Praticando a BNCC. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 15, n. 1, p. 95-105, 2022.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Integrative review: what is it? How to do it?. Einstein (São Paulo), v. 8, p. 102-106, 2010.

VAN CAMPENHOUT, G. Revaluing the role of parents as financial socialization agents in youth financial literacy programs. Journal of Consumer Affairs, v. 49, n. 1, p. 186-222, 2015.

WAHYUNI, S.; LIZA, L. O.; RUSANDI, M. A.; SITUMORANG, D. D. B. ‘Treasure Hunt’: Using loose parts media to develop social financial education model for early children. Heliyon, 2023.

WALSTAD, W. B.; REBECK, K.; MACDONALD, R. A. The effects of financial education on the financial knowledge of high school students. Journal of consumer Affairs, v. 44, n. 2, p. 336-357, 2010.

WILLIAMS, P.; MORTON, J. K.; CHRISTIAN, B. J. Enhancing financial literacy in children 5–12 years old using authentic learning within a school market garden programme. Education 3-13, v. 50, n. 3, p. 361-374, 2022.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Jean Carlos Almeida dos Santos